Leituras e leitores na Biblioteca Pública Municipal de Caxias do Sul

Autor(es): Claudia Ricini Martins Piva
Orientador: Flávia Brocchetto Ramos
Quantidade de visulizações: 634

LEITURAS E LEITORES NA BIBLIOTECA PÚBLICA DE CAXIAS DO SUL
Em tempos de transformações e inovações mundiais, com a sociedade utilizando variados suportes informacionais, entende-se que a informação é mecanismo relevante para o desenvolvimento social e julga-se necessário desenvolver meios para facilitar o acesso à informação por todos os indivíduos. Sendo assim, compreende-se o quão necessária é a biblioteca pública para todos e, a partir dessa constatação, construímos uma pesquisa exploratória para compreender o perfil dos leitores da Biblioteca Pública Municipal Doutor Demétrio Niederauer, de Caxias do Sul, RS. Por meio de abordagem qualitativa, o instrumento para construção de dados foi o grupo focal, a fim de ouvir as narrativas dos usuários. Nesse encontro, foram discutidos interesses e história de leitura dos participantes, a fim de conhecer o seu perfil, levando em conta o uso do ambiente e a sua formação leitora. Para analisar os dados construídos, optou-se pela Análise Textual Discursiva – ATD (MORAES; GALIAZZI, 2006 ; SOUZA; GALIAZZI, 2017). A partir da interlocução empírica e teórica, os resultados expuseram que a instituição biblioteca pública constitui-se espaço eficaz para a disseminação da informação e promoção do acesso aos livros e à leitura, exercendo influência na formação e no desenvolvimento de leitores críticos e reflexivos. Em meio a mudanças tecnológicas e comportamentais, cabe à biblioteca pública posicionar-se e atuar diante do contexto, buscando promover ações que possam satisfazer as necessidades dos usuários. Para isso, conhecer seus frequentadores e leitores é de suma importância para a constituição de espaços e de relações acolhedoras, dinâmicas e democráticas. A realização deste estudo mostrou a relevância de ouvir os leitores da biblioteca, por compreender como este espaço de informação e cultura pode se beneficiar desse conhecimento através de uma melhor compreensão de seu público e de seus interesses e história de leitura. Novas pesquisas podem ser realizadas, visando a detectar pontos fortes e fracos da biblioteca pública, a fim de que esta conquiste cada vez mais espaço na formação dos cidadãos.
 

Palavras-chave: Biblioteca pública. Formação leitora. História de leitura.