SINTOMAS DE ANSIEDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA (SEPA) EM PERÍODO PANDÊMICO
Autor(es): Júlia Schwantes Soldatelli
Orientador: Tania Maria Cemin
Quantidade de visulizações: 146
Este trabalho está inserido em um projeto de pesquisa chamado “INOVAPSI 4 - Intervenções na Psicologia Clínica: Integração Ensino-Serviço e Inovação”, que se encontra na quarta edição. A pesquisa INOVAPSI-3 teve como principal objetivo compilar e analisar os prontuários eletrônicos de atendimento psicológico referentes ao período da pandemia da Covid-19, entre os meses de junho de 2020 e outubro de 2021, registrados no sistema TASY do Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA) e Hospital Geral (HG), ambos vinculados à Universidade de Caxias do Sul (UCS). No SEPA, foram identificados 151 atendimentos realizados, sendo que quinze pacientes do serviço estavam na faixa etária dos 0 aos 18 anos, e destes, oito indivíduos mencionaram sintomas de ansiedade. A partir dessas informações, o presente trabalho tem como objetivo analisar informações sobre os oito casos, vinculados ao SEPA, que referem manifestações ansiogênicas. Para tanto, considera-se de extrema importância identificar aspectos socioambientais, história pregressa e qualidade dos relacionamentos que esses indivíduos apresentam nos relatos. Metodologicamente, utiliza-se uma abordagem qualitativa dos oito casos, a partir de análise de conteúdo. Dentre os resultados relacionados aos relatos identificou-se aspectos que colaboram para o surgimento de sentimentos de ansiedade como: problemas em ambiente familiar, constatados em quatro dos oito casos, envolvendo pais divorciados, situações de abuso e abandono afetivo. Também, verificou-se em quatro relatos a presença de
bullying em ambiente escolar, que acabam por gerar baixa autoestima e dificuldades de estabelecer vínculos de amizade, podendo, também, ocasionar conflitos além de estarem relacionados aos bloqueios emocionais. Ademais, os sintomas de ansiedade não se apresentam sozinhos, em sete casos, dos oito elencados, mencionam juntamente manifestações de depressão, irritabilidade e ideação suicida. Portanto, segue-se com as análises, buscando identificar e analisar os elementos e o contexto que originam os sintomas ansiogênicos, reconhecendo as condições multifatoriais envolvidas, a partir de uma análise de conteúdo. Com isso, considera-se que o entendimento das informações e dos dados fornecidos nos prontuários eletrônicos é fundamental para apontar as melhores formas para auxiliar e proteger a saúde mental dos jovens inseridos no SEPA da UCS.
Palavras-chave: Ansiedade, Menores de idade, Covid-19