Formação Docente para a Educação Contemporânea
Autor(es): Lidiane Duarte Vicenzi
Orientador: Andréia Morés
Quantidade de visulizações: 145
A pesquisa “Formação Docente para a Educação Contemporânea” contempla as políticas de formação de professores na educação superior, relacionadas à inovação educacional, especialmente na formação continuada, vinculada ao Observatório de Educação da Universidade de Caxias do Sul. Os principais objetivos da pesquisa visam analisar de que maneira as políticas formativas e as práticas pedagógicas podem favorecer a integração efetiva das tecnologias digitais na formação docente, superando os desafios evidenciados, sobretudo no contexto da pandemia de COVID-19, e investigar as percepções dos licenciandos sobre o uso das tecnologias em sala de aula, além de identificar possibilidades e obstáculos para sua incorporação como ferramentas que potencializam metodologias inovadoras e a construção crítica do conhecimento. A abordagem metodológica da presente investigação é qualitativa, inspirada no Estudo de Caso. Inicialmente, contempla a revisão bibliográfica nas plataformas BDTD e SciELO e, posteriormente, entrevistas com discentes das licenciaturas. A análise revelou que, embora a pandemia tenha impulsionado o uso das tecnologias, persistem dificuldades para sua efetiva incorporação nas práticas pedagógicas. Os dados destacam a importância da articulação entre teoria e prática, da reflexão crítica sobre o fazer docente e da valorização de experiências formativas, como o PIBID e os estágios supervisionados. Fundamentado em Freire, Imbernón, Nóvoa, Veiga e Leite, o estudo enfatiza a necessidade de políticas formativas que transcendam a lógica tecnicista, promovendo práticas educativas humanizadoras e socialmente transformadoras. Conclui-se que, para contemplar a inovação, a formação docente deve alicerçar-se em princípios democráticos e ser capaz de responder às complexas demandas da educação contemporânea.
Palavras-chave: Formação docente, Inovação, Formação continuada