Pedagogia Crítica e Clínica: a partir da obra de Fernand Deligny (1913-1996)

Autor(es): Luiza Juliana Debus Stake
Orientador: Sonia Regina da Luz Matos
Quantidade de visulizações: 176

Pedagogia Crítica e Clínica: a partir da obra de Fernand Deligny (1913-1996)
A pesquisa Uma Pedagogia Crítica e Clínica: a partir da obra de Fernand Deligny (1913-1996) tem como objetivo geral extrair o conceito de camerar deste autor francês, visando uma possível articulação com uma pedagogia crítica, clínica da diferença. Assim, neste resumo destacamos os objetivos específicos e a metodologia da pesquisa, ambos acompanham o próprio funcionamento e os movimentos da investigação. Primeiro objetivo é apresentar o autor Fernand Deligny, identificando em qual momento de sua obra este livro se constitui. Deligny foi uma figura importante para a educação. Construiu um espaço de convivência junto às crianças denominadas pelas instituições da época como “anormais” e "delinquentes". Com estas crianças, vai compor três experimentações, como ele mesmo chamava, três tentativas: denominadas como Armentières, La Grande Cordee e em Cevennes. Esta pesquisa acontece a partir da segunda tentativa, conhecida como La Grande Cordée, iniciada entre 1947. O segundo objetivo é traduzir o livro: Camérer. À propos d'images” (Deligny, 2021), que contém 390 páginas. Até o presente momento, maio de 2025, a bolsista já traduziu até a página 127, faltando 263. Neste segundo objetivo necessitamos também explicitar a metodologia da pesquisa, ela é bibliográfica-conceitual do livro em francês: Camérer. À propos d'images” (Deligny, 2021). O livro é dividido em duas partes. A primeira parte inclui os escritos de Deligny e a segunda, com ensaios de diferentes autores, repleto de fotografias e desenhos. A bolsista se dedica ao estudo deste livro por meio da tradução para a língua portuguesa. O término desta tradução e uma primeira versão do estudo está prevista no cronograma para agosto de 2025. O terceiro objetivo busca criar um glossário com termos específicos que envolve o conceito de camerar na prática pedagógica e clínica deste autor, junto a experiência com jovens e crianças consideradas autistas pelas clínicas tradicionais. O quarto objetivo é relacionar o camerar como ferramenta pedagógica e como parte da prática clínica explicitada nesta obra. Sendo assim, mostramos que os objetivos um e dois, estão ocorrendo neste primeiro ano da pesquisa, de agosto a julho de 2025, já, os objetivos três e quatro fazem parte do cronograma da pesquisa para o período de agosto de 2025 a julho de 2026.

Palavras-chave: Fernand Deligny, Camerar, Pedagogia