Educação superior e formação docente: reverberações e vivências em período de pandemia e pós-pandemia

Autor(es): Júlia Kunz
Orientador: Andréia Morés
Quantidade de visulizações: 199

Formação docente: políticas públicas e período pandêmico e pós-pandêmico
Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Observatório de Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e tem como tema a formação docente no período de pandemia e pós-pandemia da covid-19. Sabe-se que o contexto de políticas de formação docente contribui para a reflexão sobre os processos de formação, uma vez que precisam se readaptar constantemente, inovando junto aos processos de ensino e de aprendizagem. Isso ficou mais perceptível com o período pandêmico e pós-pandêmico, dado que isso modificou os processos de formação docente e os cenários da educação. Diante disso, esta investigação tem como objetivo: analisar os processos de formação docente e as políticas de formação PARFOR e BNC/BNCC Formação, no período de pandemia e pós pandemia (2020 a 2024), a fim de mapear as vivências e impactos advindos do atual contexto formativo. O embasamento teórico contempla os estudos de Gatti (2020), Nóvoa (2021), Pimenta (2020) e Veiga (2006). Trata-se de uma investigação cuja abordagem é qualitativa, embasada em Bogdan e Biklen (1994), com aproximação metodológica aos estudos de caso de Yin (2005). A primeira etapa contemplou o mapeamento teórico de estudos e pesquisa produzida sobre a temática investigada, junto à Rede Scielo e a BDTD sobre o PARFOR, BNC/BNCC Formação e formação de professores e pandemia. A segunda etapa contempla a realização de entrevistas com estudantes vinculados a cursos de licenciatura ou egressos que vivenciaram sua formação em período de pandemia e/ou pós-pandemia no período de 2020 a 2024. Os resultados, até o momento, demonstram que o programa Parfor: a) contribui para a formação profissional de professores que já atuam na área da educação; b) apresentam as dificuldades e críticas ao programa, em que incluem, principalmente, a falta de investimento e a dificuldade de permanência nos cursos por parte dos estudantes. Já nos resultados sobre análise das políticas BNC/BNCC Formação, um ponto essencial transcorre dessas reflexões críticas: a mercantilização da educação e a prática neoliberal imposta, inserindo perspectivas tecnicistas e reducionistas. Portanto, destaca-se a relevância de políticas que acolham a formação de professores e incentive a reflexão crítica e a permanência desses estudantes nesses programas de formação docente.

Palavras-chave:  Formação docente, PARFOR, BNC-BNCC, Pandemia e Pós-Pandemia