Autor(es): Vanessa de Lima Borges , Bruna Perini Novaes, Luciane Todeschini Ferreira, Francielle de Lima ,
Orientador: Luciane Todeschini Ferreira
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Este trabalho, desenvolvido no projeto “Cidades Educadoras, o acolher das Cidades” objetiva apresentar a história/ a origem do processo de implementação do título “cidade educadora” para Nova Petrópolis, RS. Cidade Educadora (CE) tem sua origem em 1990, no I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona. No evento, foi elaborada a Carta das Cidades Educadoras que hoje, após três reformulações, conta com 20 princípios, divididos em três categorias: “O direito à cidade educadora”, “O compromisso da cidade” e “Ao serviço integral das pessoas”. Os princípios expressos na Carta incentivam às cidades a potencializarem sua capacidade educativa, melhorando a qualidade de vida de seus habitantes, por meio da promoção da participação ativa dos munícipes no desenvolvimento sustentável de sua própria cidade. Em 2018, Nova Petrópolis recebe o selo de cidade educadora. Para recuperar a história do processo de implementação, recorreu-se, metodologicamente, a análise de documentos disponíveis na página institucional da prefeitura e a entrevistas com os mentores e apoiadores dessa iniciativa. Também se buscou, via e-mail, junto à Câmara Municipal, atas das sessões realizadas sobre a implementação (porém sem retorno). Pela técnica de “bola de neve”, dos três nomes mencionados, dois aceitaram participar da pesquisa.Pela análise realizada até o momento, a iniciativa partiu de um cidadão, Prof. Irineu Lasch, que, ao assistir a uma palestra sobre comunidades de aprendizagem, em São Paulo, tomou conhecimento da existência das CE. Diante das ações que Nova Petrópolis já vinha desenvolvendo junto à comunidade (ações no campo da leitura e no meio-ambiente), o professor entrou em contato com um vereador do município, que encampou a ideia, apresentando-a ao Secretário de Educação e ao prefeito da época. Houve reunião na Câmara dos Vereadores e apresentação para a sociedade civil. Também foi criado o Conselho Municipal da Cidade Educadora, que passou por modificações desde a sua implementação. O que se destaca neste processo de reconhecimento de Nova Petrópolis como Cidade Educadora é que a iniciativa tenha partido de um civil, que, preocupado com a educação, viu a possibilidade de fortalecer ações que já vinham sendo feitas: a cidade acolheu um olhar que igualmente se voltava para a cidade. Quando o acolher na cidade está presente, as ações concorrem para o desenvolvimento de todos.
Palavras-chave: Cidades Educadoras, Implementação, Nova Petrópolis