Mapeamento de Resiliência com Machine Learning em Crianças e Adolescentes: Estudo PEARLS-BR e Desenvolvimento de Aplicativo Assistivo
Autor(es): Laura Prestes Tochetto , André Santa Lúcia, Julia Eduarda Frohlich. Luciana Cristina Mancio Balico, Carine Webber,
Orientador: Alice Maggi
Quantidade de visulizações: 204
O presente trabalho de iniciação científica integra o projeto
“Promovendo a Resiliência e a Saúde Mental na Infância: Aplicativo Assistivo Baseado em IA”, que compõe o
OBSERVASMIII – Observatório de Saúde Mental III, um projeto guarda-chuva voltado à articulação entre ensino, pesquisa e assistência em saúde mental. Desenvolvido no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Computação Aplicada da Universidade de Caxias do Sul, o projeto tem como objetivo mapear padrões de resiliência frente a experiências adversas na infância, com destaque para qualidades pessoais e recursos que favorecem a superação de adversidades, especialmente em populações impactadas por desastres naturais. Trata-se de um estudo transversal, com componente de desenvolvimento tecnológico, realizado no Centro Clínico de Saúde Multidisciplinar e no Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil de um hospital geral especializado no atendimento a vítimas de violência. A análise será centrada em dados do estudo PEARLS-BR, ampliados por meio da coleta de aproximadamente 150 novos pares de adolescentes entre 13 e 18 anos e seus responsáveis. As análises incluirão métodos não supervisionados (clustering), para identificação de perfis de resiliência, e técnicas supervisionadas, para investigar fatores associados à adaptação positiva frente às adversidades. Os resultados esperados servirão de base para o desenvolvimento de um aplicativo móvel que fornecerá estratégias personalizadas e baseadas em evidências científicas para o gerenciamento do estresse tóxico, incluindo funcionalidades de autocuidado, psicoeducação e acompanhamento da saúde mental ao longo do tempo. Espera-se que os achados desta pesquisa contribuam para a construção de uma ferramenta digital acessível, ética e eficaz, capaz de apoiar crianças, adolescentes e seus cuidadores na promoção da resiliência e no fortalecimento da saúde mental infantojuvenil e coletiva.
Projeto de pesquisa ao qual o seu projeto está vinculado: OBSERVASMIII - Observatório de saúde mental III - projeto guarda-chuva na articulação entre os ensinos, a pesquisa e a assistência
Palavras-chave: Experiências Adversas na Infância, Resiliência Psicológica, Tecnologia assistiva