Análise e Desenvolvimento de Instrumentos para a Identificação de Altas Habilidades/ Superdotação em Crianças do Ensino Fundamental

Autor(es): Aline Pegoraro Lenzi
Orientador: Carla Beatris Valentini
Quantidade de visulizações: 177

Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um instrumento acessível, teoricamente fundamentado e alinhado às diretrizes do Ministério da Educação (MEC), voltado à identificação de características associadas às Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) em crianças de 6 a 12 anos. A partir de uma abordagem qualitativa, foram conduzidas revisão bibliográfica especializada, análise comparativa de instrumentos existentes e escuta de profissionais da educação e área clínica. O principal resultado foi a elaboração de um questionário inédito, construído com base em categorias amplamente reconhecidas na literatura — como cognição, criatividade, linguagem, sensibilidade e pensamento divergente —, estruturado com linguagem clara e formato aplicável tanto no contexto escolar quanto clínico. O material passou por revisão criteriosa de especialistas da área, que contribuíram para o aprimoramento de sua consistência conceitual e funcional. Em seguida, foi realizada uma aplicação-piloto com 26 responsáveis por crianças com e sem identificação formal de AH/SD, cujos resultados indicaram clareza na proposta, facilidade de uso e capacidade do instrumento em promover reflexões significativas sobre o desenvolvimento infantil. Os participantes reconheceram sua utilidade como recurso de apoio à identificação precoce e à escuta qualificada sobre os potenciais das crianças. O questionário atende aos princípios legais da educação inclusiva, ao propor uma ferramenta prática, sensível e fundamentada, que pode ampliar o acesso à identificação de AH/SD e favorecer intervenções pedagógicas mais adequadas. A continuidade da pesquisa contempla a validação empírica em larga escala, ações formativas com educadores e a disseminação científica dos resultados. Trata-se de uma contribuição relevante e concreta para o campo da educação, psicopedagogia e psicologia com potencial de impacto direto na valorização da neurodiversidade e no reconhecimento de talentos desde a infância.

Palavras-chave: Altas Habilidades/ Superdotação, Neurodiversidade, Inclusão Escolar