Autor(es): Nicole Boff Casagrande
Orientador: Silvana Boone
Quantidade de visulizações: 170
A arte contemporânea, nas suas inúmeras faces, pode fazer reflexões e críticas à sociedade atual. Para isso, utiliza diversas mídias, entre elas, instalações, performances e vídeos, através das quais expressa seus significados. No entanto, a compreensão e valorização dessas obras no ambiente escolar ainda enfrentam desafios, especialmente em relação à produção de artistas mulheres. O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise das interpretações de estudantes da escola CETEC UCS sobre as obras da artista brasileira Berna Reale, visando entender como os jovens percebem e se relacionam com as questões abordadas pela artista. A metodologia incluiu uma revisão bibliográfica e a aplicação de uma aula expositiva a alunos do segundo ano do ensino médio matriculados no itinerário de Design e Processos Criativos. Foi ministrada uma aula que apresentou aos alunos um panorama da carreira de Berna Reale, contemplando seis obras de diversos períodos para uma introdução ao estilo da artista. Os estudantes foram orientados a responder a alguns questionamentos referentes a três obras:
Quando Todos Calam, de 2009;
Palomo, de 2012 e
Americano, de 2013. Analisando as respostas isoladamente por obra, começando por
Quando Todos Calam, os estudantes focaram bastante nas representações visualmente diretas, como os abutres, as vísceras e a nudez, mas alguns também discorreram sobre aspectos mais profundos da obra, como a representação da violência e a negligência do Estado quanto aos problemas sociais. Quanto à obra
Palomo, os estudantes não conseguiram fazer conexões diretas, dada a ausência de contexto da obra, mas em geral conseguiram comentar sobre o fato de o cavalo estar pintado de vermelho, além da posição de poder em que Berna se encontra, e da percepção de que a obra aborda a violência policial. Por fim, com
Americano, os alunos abordaram principalmente a situação de colapso do sistema prisional representada na obra, além de ressaltar a crença de que o simbolismo da performance mudaria se acontecesse em outro país. A pesquisa concluiu que os alunos tiveram percepções bastante apuradas quanto às obras da artista e que, em geral, concordaram bastante entre si. Eles conseguiram identificar diversas nuances nas performances propostas e mostraram grande interesse pelas críticas sociais presentes nas obras.
Palavras-chave: Mulheres artistas, Berna Reale, Questões sociais