AUSÊNCIA DAS MULHERES NA ARTE: LACUNAS NA HISTÓRIA, NA CRÍTICA E NO ENSINO DE ARTE: Artistas mulheres na história da arte e reflexos conceituais (in)visíveis na cultura adolescente do século XXI.
Autor(es): Luiza Verdi Stuani
Orientador: Silvana Boone
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Ao longo da história, as mulheres artistas enfrentaram uma constante batalha contra a invisibilidade no mundo da arte. Relegadas a papeis secundários, como musas inspiradoras ou meras colaboradoras anônimas, suas obras e talentos foram constantemente desvalorizados e atribuídos a seus colegas homens. A falta de conhecimento sobre a arte feminina é um problema que permeia todos os setores sociais, e o Ensino Médio brasileiro não é exceção. Ao questionarmos jovens sobre quais artistas mais admiram ou conhecem, deparamos com uma dura realidade: nomes de mulheres artistas raramente figuram entre as primeiras respostas. Essa lacuna no conhecimento revela as falhas estruturais que perpetuam a invisibilidade feminina no mundo da arte. Com o objetivo de compreender a percepção dos adolescentes do Ensino Médio sobre a presença de mulheres tatuadoras no contexto da tatuagem caxiense, esta pesquisa se realiza através de uma metodologia que combina a aplicação de um formulário direcionado aos alunos do Centro Tecnológico da Universidade de Caxias do Sul, buscando entender suas visões sobre a presença feminina no mercado local da tatuagem, e a realização de entrevistas com artistas atuantes no mercado, permitindo um aprofundamento nas suas experiências, desafios e perspectivas sobre a representatividade feminina no universo da tatuagem. O resultado das entrevistas e dos questionários aplicados a um grupo de duas centenas de estudantes está sendo analisado para apresentação deste encontro.
Palavras-chave: Ensino da arte, Tatuadoras mulheres, Ensino Médio