INTERPROFISSIONALIDADE: diferenciando e atualizando conceitos
Autor(es): Carollina Miotto Evaldt
Orientador: Magda Macedo Madalozzo
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O trabalho em equipe interprofissional é uma abordagem que envolve profissionais de diversas áreas, cada um com habilidades distintas em práticas colaborativas voltadas para objetivos compartilhados. A interprofissionalidade, na área da saúde, busca aprimorar práticas colaborativas nas equipes de atendimento, visando a ampliação da qualidade dos cuidados ao paciente. Logo, a Educação Interprofissional (EIP) ocorre quando alunos ou profissionais de diferentes áreas aprendem em conjunto, desenvolvendo habilidades necessárias para o trabalho em equipe. A EIP está em constante aprimoramento à medida que instituições em diversos países desenvolvem políticas para capacitar profissionais a trabalharem em equipe, o que evidencia seu caráter dinâmico, visando melhorar o atendimento às demandas de saúde. Nesse sentido, destaca-se a importância para formações teórico-práticas com foco na interprofissionalidade principalmente por instituições de nível superior, que enfatizem o trabalho em equipe, a discussão em conjunto de papéis profissionais e o compromisso com a contribuição interprofissional. O presente estudo tem como objetivo identificar definições sobre o significado de "Interprofissionalidade" e semelhantes, com enfoque no trabalho interdisciplinar na área da saúde. A metodologia utilizada foi uma revisão da literatura com buscas nas bases de dados Scientific Electronic Library Online Brasil (SciELO) utilizando os descritores “interprofissionalidade", "educação interprofissional", "multiprofissionalidade", totalizando 40 artigos. Para compreender as práticas colaborativas, é importante diferenciar conceitos como interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade, que muitas vezes são usados como sinônimos. A interdisciplinaridade envolve a integração de duas ou mais disciplinas em um sistema baseado em múltiplos cuidados de saúde. De modo geral, a análise evidenciou que as principais considerações encontradas são que o conceito de interprofissionalidade e os demais conceitos, têm em comum o objetivo de aprimorar habilidades para transformar conhecimentos de diferentes áreas profissionais, em práticas colaborativas eficazes, atendendo às necessidades dos pacientes e das comunidades onde atuam. O entendimento desses conceitos, bem como a aplicação deles, é fundamental para promover a colaboração e a eficácia no trabalho e na formação dos profissionais de saúde. E, por consequência, contribuir de forma positiva para a saúde dos pacientes.
Palavras-chave: Educação Interprofissional, Interprofissionalidade, Práticas Colaborativas em Saúde