O PROFESSOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE

Autor(es): Julia Pedroni , Andréa Wahbrick,
Orientador: Nilda Stecanela
Quantidade de visulizações: 176

O PROFESSOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL:  UM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE
Este trabalho se situa no Projeto de Pesquisa “O professor como agente de transformação social: um diálogo com Paulo Freire” vinculado ao Projeto matriz intitulado “Experiências Formativas Entrelaçadas: do cotidiano da Educação Superior ao Cotidiano da Educação Básica”, coordenado pela Professora Nilda Stecanela e fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é apresentar os resultados de pesquisa desenvolvida sobre o professor como agente de transformação social em diálogo com Paulo Freire. O Projeto emerge de inquietações ao escutar as vozes de professores na sua trajetória entre a graduação e sua atuação docente, as quais expressaram suas numerosas responsabilidades e sentimentos de sobrecarga dentro da escola. A interação com os pais, com a inclusão, com o calendário escolar, com a insegurança alimentar ou com a violência familiar são apenas alguns exemplos dos vários atravessamentos que permeiam o cotidiano escolar e que são colocados nas mãos dos professores, mesmo que grande parte deles seja de responsabilidade de órgãos públicos. O professor, dentro desta conjuntura, precisa lidar não somente com a aula e a relação pedagógica, mas também com fatores sociais, econômicos, socioafetivos e familiares. Assim, o projeto problematiza o papel do professor, temendo o peso que carregam constantemente em sua atuação, buscando compreender melhor quais os limites e possibilidades da atuação docente. Para entender essa questão, buscou-se rastrear e refletir, por meio de um estudo teórico de natureza bibliográfica da obra de Paulo Freire, a partir da sua afirmativa de que o professor possui um papel como transformador social, podendo melhor estabelecer as fronteiras de sua atuação. Pedagogia da Autonomia (1996), Pedagogia do Oprimido (1968) e Conscientização (1979) foram as principais obras do autor estudadas. A partir do estudo, é possível afirmar que o papel de transformação social do professor está conectado ao desenvolvimento da consciência crítica dos educandos, refletindo sobre a sociedade, tornando-se sujeitos ativos na mudança da realidade, sendo capazes de lutar pelo o que acreditam e pela sua liberdade.  Entre tantos olhares, a educação pode ser o que há de mais humano na sociedade. 

Palavras-chave: Paulo Freire, Transformação social, Papel do professor