Educação superior e inovação: reflexões e desafios na formação continuada

Autor(es): Lidiane Duarte Vicenzi
Orientador: Andréia Morés
Quantidade de visulizações: 110

Educação Superior e inovação: reflexões e desafios na formação continuada
Educação superior e inovação: reflexões e desafios na formação continuada Esta pesquisa, associada ao Observatório de Educação da UCS e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), aborda a educação superior e a formação continuada, adentrando aos estudos da inovação educacional. A educação, nos últimos anos, também foi fortemente afetada pela pandemia da Covid 19 (SARS-CoV-2), que exigiu rápidas mudanças para as instituições educacionais, os professores e alunos. O objetivo geral:  mapear o cenário da formação de professores na educação superior e suas relações com a inovação educacional na formação continuada. Nesse contexto, a educação superior e a formação de professores precisaram se readaptar, havendo necessidade de mudanças e inovações no contexto da prática docente e nos processos de ensino e aprendizagem. O embasamento teórico contempla os estudos de Freire (2015), Imbernón (2010), Leite (2012), Nóvoa (2021) e Veiga (2014). A metodologia está vinculada a abordagem qualitativa embasada em Bogdan e Biklen (1994). A acolhida dos dados contempla a busca bibliográfica, incluindo a análise das publicações na rede Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), tendo como norteadores teóricos, publicações sobre inovações na educação e formação continuada. A análise dos dados mapeou cinco obras, sendo: Chiapinoto (2022), Albuquerque (2022), Duarte (2023) e Moraes (2020). Os autores destacam que o trabalho docente é complexo e influenciado por diversos fatores externos, como questões sociais, políticas e econômicas.  No contexto da educação superior, a demanda vai além do ensino, abrangendo também a pesquisa e a extensão. Os resultados desses estudos apontam que a inovação está presente novas concepções epistêmicas e metodológicas que contemplam os protagonismos e autonomia do estudante.  Considerada essencial para a qualidade de ensino, envolvendo não apenas a introdução de novas tecnologias, mas também uma formação continuada que  contempla o desenvolvimento de conhecimentos e saberes necessárias à inovação educacional, proporcionando ações reflexivas e crítica em relação à prática docente. Há pontos críticos, em que sinalizam que os professores enfrentam desafios, como a necessidade de infraestrutura adequada e suporte institucional, além da escassez de recursos e tempo dedicados à formação continuada. Em suma, reconhece-se a complexidade do ambiente educacional e a importância da formação dos professores para que possam inovar e se adaptar às mudanças advindas do contexto educacional docente. Palavras-chave: educação superior, inovação, formação continuada.

Palavras-chave: educação superior, inovação, formação continuada