Turismo local e a Festa de Sexta-Feira 13 em Montalegre - Portugal

Autor(es): Luiza Maciel Fim
Orientador: Maria Luiza Cardinale Baptista
Quantidade de visulizações: 111

A presente pesquisa tem como foco analisar como a Festa de Sexta-Feira 13 em Montalegre contribui para a promoção do turismo local. Especificamente, busca entender as estratégias de marketing utilizadas, os impactos econômicos, sociais e culturais do evento, e como a tradição da festa se integra e promove o fluxo turístico na região. O referencial teórico envolve a discussão sobre a importância do marketing para o desenvolvimento turístico, proposições de Paulo Henrique de Brito (2008) e Maria Luiza Cardinale Baptista (2023), respectivamente, em ‘com-versações’ com outros autores, na interface entre turismo e marketing. As estratégias metodológicas utilizadas são: a Cartografia dos Saberes e as Matrizes Rizomáticas, de Maria Luiza Cardinale Baptista (2023), de caráter qualitativo, processual e com orientação complexa ecossistêmica, envolvendo tanto o foco de estudo quanto a operacionalidade de produção, que considera também a dimensão subjetiva e intuitiva. A Cartografia dos Saberes propõe o estudo em cinco trilhas: Entrelaços-Nós, Saberes Pessoais, Saberes Teóricos, Usina de Produção e Dimensão Intuitiva da Pesquisa. Como verificação do alinhamento e coerência da pesquisa, as Matrizes Rizomáticas sistematizam a cartografia de elementos do marketing turístico e da trama subjetiva, o que permite reflexões sobre esses ecossistemas turísticos e a potencialidade do  turismo cultural. Em termos de resultados, a pesquisa possibilitou aprofundar o conhecimento sobre a relação entre a Festa de Sexta-Feira 13 em Montalegre, Portugal, e o turismo local. Os resultados parciais indicam que a festa desempenha um papel significativo na promoção do turismo na região, atraindo um grande número de visitantes e contribuindo para a economia local. Esses resultados sugerem que a Festa de Sexta-Feira 13 é não apenas um evento cultural tradicional, mas também um importante ativo turístico para Montalegre, destacando a importância de valorizar e preservar as tradições locais, como forma de promover o turismo sustentável. A pesquisa é vinculada ao AMORCOMTUR! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese (BIC-UCS), coordenado pela Profa. Dra. Maria Luiza Cardinale Baptista. Como estudo, integra uma investigação mais ampla: Usina Amorcomtur! Ecossistemas Turísticos e Ciência Contemporânea (UAE). Palavras-chave: Turismo Cultural, Marketing, Montalegre

Palavras-chave: Turismo Cultural, Marketing, Montalegre