Autor(es): Natália Toledo da Fonseca
Orientador: Carina Maria Melchiors Niederauer
Quantidade de visulizações: 202
A Inteligência Artificial (IA) está transformando diversos setores, incluindo o da educação. A aplicação da IA no ensino de línguas, especificamente, tem ganhado crescente atenção na literatura acadêmica devido ao seu potencial de transformar práticas educacionais e melhorar o aprendizado dos alunos. Portanto, este projeto de pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as principais ferramentas de IA documentadas na literatura científica que são aplicadas ao ensino de língua. Para isso, neste primeiro momento, foram realizadas leituras de documentos introdutórios sobre o assunto, como também uma análise prática acerca das funcionalidades do ChatGPT para o ensino de língua no ambiente escolar. Este projeto conta com três etapas: a) revisão bibliográfica; b) seleção de artigos, sendo estes em inglês e português e com estudos teóricos e aplicação prática; e c) análise dos dados obtidos, ou seja, os artigos lidos serão analisados quanto às ferramentas de IA utilizadas, funcionalidades e características das ferramentas, contextos em que foram aplicadas, desafios e benefícios relatados. Além da revisão bibliográfica, foram realizados
prompts no ChatGPT para avaliar suas funcionalidades no planejamento de aulas de língua no ambiente escolar. Foram solicitados dois tipos diferentes de planos de aula sobre o conteúdo “adjuntos adnominais”: um gerado a partir de
prompt genérico e outro com
prompt mais detalhado e contextualizado. Assim, pode-se analisar a qualidade e adequação das respostas geradas, identificando acertos e equívocos da ferramenta. A análise do ChatGPT no ensino de línguas revelou que a qualidade dos
prompts é essencial para a relevância das respostas, no entanto, não deveria ser o único fator a ser considerado, já que, mesmo desenvolvendo modelos de comando específicos e contextualizados, a ferramenta ainda apresentou falhas. Por fim, os resultados obtidos reforçam que não são apenas os
prompts que importam para se obter boas respostas, mas, principalmente, o quanto o docente tem de conhecimento sobre aquilo que está sendo solicitado à ferramenta e sua capacidade de adequar o material para ser utilizado em sala de aula. A mediação humana e o senso crítico do professor são indispensáveis para validar, corrigir e otimizar as sugestões do
chatbot, garantindo a adequação ao contexto da turma e evitando falhas e imprecisões no material didático.
Palavras-chave: Inteligência Artificial, Ensino de Língua, Ferramentas de IA