Objeto de Aprendizagem ProIncluir: módulo sobre TEA e desenvolvimento de arquitetura pedagógica para formação de professores para Inclusão
Autor(es): Clara Munhoz Santos , Claudia Alquati Bisol,
Orientador: Carla Beatris Valentini
Quantidade de visulizações: 114
Formação de professores: práticas pedagógicas e desafios na escolarização de estudantes com TEA Clara Munhoz – bolsista PBIC/CNPq Carla Beatris Valentini – orientadora Claudia Alquati Bisol - coorientadora As mudanças relativas ao processo inclusivo têm trazido para o cotidiano das escolas estudantes com deficiências físicas, sensoriais, intelectuais e estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), também denominados estudantes com autismo. Conforme Rapin e Tuchman (2009) a criança e o jovem com autismo apresentam comprometimentos sociocomunicativos e presença de comportamentos repetitivos e estereotipados, independente da etiologia ou dos déficits associados. Desta forma, o desenvolvimento e a aprendizagem dessas crianças dependerão dos investimentos clínicos e pedagógicos de equipes nas áreas da educação, saúde e assistência. Esta investigação está vinculada ao projeto TEA_Incluir. O objetivo é identificar os principais desafios e as melhores estratégias para a inclusão de pessoas com TEA em instituições de ensino. A resposta a esses objetivos irá contribuir para a construção do módulo sobre TEA visando orientar tanto professores, como gestores e técnicos para qualificar os processos educacionais inclusivos. A metodologia consiste em uma pesquisa bibliográfica de artigos publicados nos últimos 5 anos, acessados pelo portal de periódicos da capes. Foram utilizados os descritores “práticas educacionais” e “autismo”, “práticas educacionais” e “TEA”. A partir dos descritores 133 artigos foram resgatados pelo buscador, destes 56 artigos foram selecionados após a leitura dos títulos. Os artigos selecionados estão em fase de análise em que estão sendo geradas planilhas identificando ano da publicação, título do artigo, título do periódico, autor, tipo de pesquisa (teórica ou empírica) e práticas educacionais apresentadas. Espera-se que os resultados possam indicar práticas educacionais que favoreçam o processo de inclusão e escolarização de estudantes com autismo, além de identificar autores que mais têm contribuição nesta área. Palavras-chave: TEA, educação inclusiva, práticas educacionais
Palavras-chave: AUTISMO, TEA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA