PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM AMBULATÓRIO DE BEBÊS DE ALTO RISCO
Autor(es): Thiago Crocoli Balbinot , Simone Susin,
Orientador: Vandrea Carla de Souza
Quantidade de visulizações: 182
A saúde bucal na primeira infância é crucial para o desenvolvimento geral da criança, influenciando sua nutrição, fala e bem-estar. A cárie dentária precoce é prevalente em bebês de alto risco, demandando estratégias preventivas eficazes. O Projeto EDUCSBaby, "Impacto da Educação em Saúde Bucal no Desenvolvimento Infantil: Projeto Sala de Espera no Ambulatório de Bebês de Alto Risco", visa promover hábitos saudáveis desde os primeiros meses de vida por meio de educação em saúde bucal voltada a pais e cuidadores em ambiente de sala de espera. Este estudo analisou
dados de 96 crianças atendidas no ambulatório de bebês de alto risco, investigando práticas de higiene bucal, frequência da higiene, recebimento de orientações, realização de consultas odontológicas prévias e a faixa etária. Observou-se que 55,6% das crianças não realizavam higiene bucal convencional, 6,7% utilizavam gaze e 37,8% praticavam higiene convencional; 57,5% não tinham frequência regular de higiene, enquanto 17,5% realizavam escovação 3 vezes ao dia. A orientação em saúde bucal associou-se à maior adesão à higiene convencional (76,9% versus 22,8%) e maior frequência de escovação. Apenas 15,6% das crianças haviam passado por consulta odontológica, das quais 80% praticavam higiene convencional. A adesão à escovação aumentou com a idade: entre 0-12 meses, predominava a ausência de higiene; entre 13-24 meses, a higiene convencional tornou-se mais frequente, e acima dos 48 meses era universal. Os achados indicam que ações educativas, como as promovidas pelo Projeto EDUCSBaby, são eficazes na promoção da saúde bucal, com impacto positivo na adoção e frequência da escovação. A baixa taxa de acesso a consultas odontológicas reforça a importância de intervenções educativas acessíveis. Recomenda-se o desenvolvimento de materiais educativos por faixa etária, o fortalecimento de encaminhamento para atendimento odontológico e o acompanhamento das práticas de higiene bucal. Além disso, aprimorar a coleta de dados contribuirá para futuras avaliações do impacto do projeto.
Palavras-chave: Saúde Bucal, Educação em Saúde Bucal, Bebês Prematuros