TRILHANDO O PASSADO: OFICINA PEDAGÓGICA PARA EXPLORAR A HISTÓRIA DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Autor(es): Laura Bugança Perozzo , Juçara Bordin,
Orientador: Scheila de Avila e Silva
Quantidade de visulizações: 1586

TRILHANDO O PASSADO: OFICINA PARA EXPLORAR A HISTÓRIA DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
O progresso tecnológico é um pilar da sociedade, a história da humanidade é marcada pela busca incessante pelo desenvolvimento tecnológico. No contexto educacional, a inclusão dos estudos referentes à história da tecnologia é essencial para proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada desses avanços, permitindo que os mesmos percebam a tecnologia como uma parte intrínseca da história humana, além de proporcionar a compreensão dos contextos sociais, econômicos, políticos e culturais que influenciaram a criação e adoção de diferentes tecnologias. O projeto Bit Bus - Mergulhando no Mundo da Informática é um espaço científico-cultural itinerante, com uma estrutura de exposição voltada à divulgação científica e tecnológica, no interior e no entorno de um ônibus. Um dos pilares do projeto Bit Bus é o Pedagógico Bit Bus, onde a educação passa a ser realizada além do museu itinerante, sendo que um destes projetos inclui a oficina pedagógica intitulada “História da tecnologia”. A referida oficina tem como objetivo proporcionar aos participantes, de forma coesa e competente, momentos de aprendizagem informais referentes à tecnologia e seus pilares históricos. A metodologia planejada para a oficina abrange uma série de atividades personalizadas para o público alvo, considerando que a oficina poderá ser aplicada para alunos de 8 a 16 anos, com diferentes abordagens. Nesta primeira etapa, a oficina será aplicada em apenas uma turma e depois ocorrerá sob demanda. A estruturação da oficina foi pensada em quatro momentos, sendo eles: momento inicial de introdução histórica gerada pela interlocutora, seguido pela apresentação de parte do acervo histórico contido no projeto Bit Bus, na sequência realização da atividade prática e por fim uma breve conclusão do aprendizado. A atividade prática em questão consistirá na montagem de uma linha do tempo histórica interativa. O sucesso deste trabalho está diretamente relacionado à habilidade de engajar e motivar os alunos, estimulando seu interesse e curiosidade. Ao incorporar a tecnologia ao currículo escolar, busca-se proporcionar experiências de aprendizado envolventes e adaptadas às diversas necessidades de aprendizagem dos alunos. Espera-se que este projeto não se limite apenas a transmitir informações, mas também promover um ambiente de aprendizado dinâmico e colaborativo, onde os alunos são incentivados a se engajar ativamente em seu próprio processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Oficina pedagógica, Tecnologia, História