Islã e ensino de História: mídias digitais e história oral
Autor(es): Francine da Silva Cardoso
Orientador: Cristine Fortes Lia
Quantidade de visulizações: 225
O projeto ocupa-se do lugar do Islã no ensino de História na Educação Básica. Para isso, são analisadas e produzidas fontes para serem utilizadas em sala de aula. Neste caso, as fontes são blogs e páginas do Instagram e canais do YouTube. Estas são analisadas na perspectiva das vivências dentro da cultura muçulmana e por meio destes perfis busca-se descontruir visões estereotipadas dos muçulmanos sendo construidas ideias originadas das experiências de vida destes influenciadores. Para melhor compreender a construção destas mídias, utilizou-se entrevistas com os autores das mesmas, fazendo uso da História Oral. Assim, elabora-se novas fontes para o ensino da História do Islã e dos muçulmanos no Brasil. A metodologia empregada é análise da história digital e a realização de entrevistas por meio da oralidade. Os principais resultados são as diferenças de visões islamizadas presentes em materiais didáticos e as apresentadas pelos seus fieis; a importância de recursos digitais nas aulas de História; a relevância da realização de entrevistas para a compreensão do tema e as possibilidades de construção de novos recursos por meio delas.
Palavras-chave: Islã, História, Ensino