O CURSO DE HISTÓRIA DA UCS PELAS ATAS DE REUNIÕES DA COORDENAÇÃO 1974 - 1978
Autor(es): Vitor Pischke Baccin
Orientador: Eliana Gasparini Xerri
Quantidade de visulizações: 209
O estudo analisa as Atas de Reuniões da Coordenação do Curso de História da Universidade de Caxias do Sul, pois as mesmas, são fontes para compreensão da constituição do curso (ESQUINSANI, 2007). O trabalho integra o projeto de pesquisa HDCHis - Fase 2: Historiar e Dialogar: curso de História - UCS, Educação, Imprensa e História Oral. Para o desenvolvimento da pesquisa foram lidas e analisadas quarenta e uma atas elaboradas entre agosto de 1974 e julho de 1978, encontradas no Livro de Atas da Coordenação do curso, totalizando 42 folhas de conteúdo. Para sua análise, foram listados os números e as datas das atas, os tópicos abordados durante a reunião que deu origem a sua produção e os participantes identificados na mesma, conforme a metodologia de análise do conteúdo (BARDIN, 2009). As atas almejam um caráter oficial, com uma descrição precisa e imparcial dos eventos que elas se propõem a retratar. É possível identificar uma estrutura e lógica de produção similares, mas não há um único modelo de formatação ou responsável por redigi-las. Apesar disso, a sua organização possibilitou identificar mudanças departamentais da instituição e os principais professores do curso de História durante o período contemplado. Quanto aos demais temas abordados, muitos deles de ordem burocrática, é possível identificar uma alta rotatividade dos professores entre as disciplinas ministradas e uma sobrecarga de matérias atribuídas a alguns deles. Também é evidente o processo inicial de constituição do curso de História, com uma crescente preocupação com a pesquisa, demonstrada através da elaboração de uma série de projetos e anteprojetos visando seu desenvolvimento. Nesse sentido, a atuação feminina demonstra fundamental importância, uma vez que o corpo docente contava com maioria de mulheres. Além disso, os conteúdos abordados nas atas não refletem somente assuntos internos à instituição: a participação de professores do curso em eventos fora da UCS possibilitava que as discussões realizadas em nível nacional fossem comunicadas aos demais integrantes do departamento. O contexto político do país também permeia a redação do material, refletindo na grade curricular e em interferências mais pontuais ao longo do material. Dessa forma, foi possível identificar temas recorrentes e assuntos esporádicos. A partir do diálogo com membros integrantes da atual equipe docente da UCS, também houve a possibilidade de identificar permanências e rupturas na prática dos professores.
Palavras-chave: UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL, CURSO DE HISTÓRIA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO