Reflexões sobre as políticas educacionais e suas relações com a formação de professores.

Autor(es): Júlia Kunz
Orientador: Andréia Morés
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Reflexões sobre as políticas educacionais e suas relações com a formação docente
Este estudo sobre políticas de formação docente está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Observatório de Educação (UCS). Esta investigação aborda o contexto de políticas de formação, sinalizando as contribuições e impactos dessas políticas aos processos de formação de professores, bem como aos processos de ensino e de aprendizagem que vão aparecendo no decorrer da prática docente. Diante disso, o problema de pesquisa é: Quais as contribuições os impactos das políticas nacionais de formação de professores frente à Formação Inicial de Professores da Educação Básica? O objetivo geral é: Analisar as contribuições e os impactos frente aos processos de formação docente mapeados pelas políticas de formação do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). O aporte teórico é composto por Gatti (2022), Freire (1996), Nóvoa (1992; 2017; 2021), Pimenta (2020), Santos (2020) e Veiga (2006). A metodologia constituiu-se de uma construção de dados referente à temática, por meio da abordagem qualitativa de pesquisa em Educação, de Bogdan e Biklen (1994). A partir disso, elaborou-se um quadro teórico para mapear as contribuições e os impactos das políticas nacionais de formação de professores, por intermédio de buscas no banco ScientificElectronic Library Online (SCIELO) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) sobre o PARFOR e BNC/BNCC Formação, com os descritores: BNC formação e formação docente; BNCC formação continuada e formação docente; Parfor e formação de professores; Parfor e formação docente; Parfor e educação básica. Os resultados mostram que o programa PARFOR contribui para a formação profissional de professores que já atuam na área da educação, no entanto, também sinaliza que há dificuldades e críticas a esse programa, em que incluem, principalmente, a falta de investimento e a dificuldade de permanência por parte dos estudantes. Já nas políticas BNC/BNCC Formação, um ponto essencial transcorre dessas reflexões críticas: a mercantilização da educação e a prática neoliberal imposta, inserindo perspectivas tecnicistas e reducionistas. Portanto, destaca-se a relevância de políticas que acolham a formação de professores e incentive a reflexão crítica e a permanência de estudantes nesses programas de formação docente.

Palavras-chave: Formação Docente , PARFOR, BNC/BNCC Formação