Revista Métis: historiando o curso de História
Autor(es): Graziela Muterle Tonello
Orientador: Eliana Gasparini Xerri
Quantidade de visulizações: 188
O estudo analisa a trajetória da Revista Métis: História & Cultura originada no curso de História da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 2002. Integra a pesquisa HDCHisFase2 - HDCHis "Fase 2- Historiar e Dialogar: curso de História - UCS, Educação, Imprensa e História Oral: alunos e ex-alunos da Licenciatura em História. Anteriormente a Revista Chronos publicava as produções dos professores do Departamento de História e Geografia, e com a mudança editorial da mesma, em 1989, os professores perceberam a necessidade de uma publicação própria. A revista é avaliada pela CAPES com o Qualis A3, contempla produções de professores do curso de História da instituição, demais Instituições de Ensino Superior (IES) do país e estrangeiras. A contribuição dos artigos, dossiês, resenhas e entrevistas são endereçados, principalmente, ao público acadêmico. Possui equipe editorial, revisores internos e externos e os autores devem ser doutores. Nos primeiros anos a publicação era física, a partir de 2012 passou a ser on-line. Para esse trabalho, foi selecionado o número 1 (jan.-jun. de 2002) da revista, como estudo de caso sobre sua trajetória e permanência. A pesquisa é qualitativa, com fundamentação teórica relacionada ao tempo presente, e, história das instituições escolares; a metodologia empregada baseada na revisão bibliográfica, seleção e tabulação dos: autores, instituições, cadernos, textos, palavras-chaves, páginas, de forma geral a análise de conteúdo. Apresentar mais a nº1: nº de páginas, tamanho das mesmas, nº de artigos, resenhas, dossiês, quantos autores e quantos da UCS, de outras IES, estrangeiros, quem assina o editorial ou apresentação e temas mais abordados. A relevância do estudo está associada às possibilidades de divulgação de saber da área de conhecimento da História, mas também, às possibilidades de reflexões sobre as condições e constituição do curso de História da UCS.
Palavras-chave: Curso de História, Revista Métis, Ensino de História