O papel da Universidade: implicações sobre a educação como ato político
Autor(es): Kauana Melo , Andréa Wahlbrink,
Orientador: Nilda Stecanela
Quantidade de visulizações: 176
Este trabalho insere-se no Projeto “A educação como ato político: princípios da experiência acadêmica contemporânea”, ancorado no Projeto de Pesquisa “Experiências formativas entrelaçadas: do cotidiano da Educação Superior ao cotidiano da Educação Básica” coordenado pela professora Nilda Stecanela e fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é realizar um estudo acerca do papel da Universidade nos tempos atuais e em que medida o conceito de educação como ato político postulado por Paulo Freire está presente. A relevância da análise se dá a partir dos resultados de projeto desenvolvido, o qual observou e concluiu que a presença do conceito de educação como ato político não é concebida para além do texto do Projeto Pedagógico Institucional (2017-2021) de uma universidade comunitária. Além disso, a partir das narrativas analisadas percebeu-se um distanciamento entre a teoria e a prática. Nesse sentido, entende-se a necessidade da construção participativa de um Projeto Pedagógico para a promoção e fortalecimento da educação como ato político, que contribua na constituição de sujeitos históricos que devem, por reverberação, incidir de maneira efetiva no mundo. A partir disso, concebe-se a urgência de compreender qual é o papel de uma instituição de Ensino Superior e o seu compromisso social. Logo, compreende-se a Universidade como espaço de promoção da cidadania e afirmação de valores sociais imprescindíveis, contudo, é uma das principais instituições atingidas pelas crises socioeconômicas e foi, nos últimos anos, desvalorizada e desacreditada pelo antigo Governo Federal. Por isso, conclui-se a importância de realizar uma análise bibliográfica das seguintes obras:
A Universidade Necessária (1978) de Darcy Ribeiro e
A Universidade e a Vida Atual: Fellini não via filmes (2015) de Renato Janine Ribeiro, bem como, analisar o conceito de educação como ato político para Paulo Freire. Com base nisso, visa-se identificar qual é o papel da Universidade e como o conceito de educação como ato político pode reverberar na construção de uma Universidade com a cara do tempo atual e que esteja direcionada para o cumprimento de seu compromisso social.
Palavras-chave: Universidade, Compromisso social, Educação como ato político