Autor(es): Natália Toledo da Fonseca
Orientador: Carina Maria Melchiors Niederauer
Quantidade de visulizações: 284
Com o notável crescimento tecnológico, o Ensino Superior buscou adaptar-se e oferecer mais de uma modalidade de ensino aos estudantes. Optando por aulas híbridas e EaD, diversas universidades implantaram essa metodologia de aula a fim de tentar democratizar o ensino e torná-lo mais acessível. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esse cenário vem se consolidando cada vez mais. Com base no censo realizado em 2021, entre 2011 e 2021, o número de ingressantes em cursos superiores de graduação, na modalidade de educação a distância (EaD), aumentou 474%. No mesmo período, a quantidade de ingressantes em cursos presenciais diminuiu 23,4%. Em 2011, os ingressos por meio do EaD correspondiam a 18,4% do total; em 2021, esse percentual chegou a 62,8%. Em vista disso, faz-se necessário repensar como as disciplinas, nessa modalidade de ensino, têm sido ministradas, uma vez que boa parte das aulas é mediada pela linguagem escrita. Considerando que esse tipo de interação é a chave para a aprendizagem, esta pesquisa busca, neste momento, analisar como algumas disciplinas EaD do Curso de Letras Licenciatura, de uma instituição de ensino superior, elaboram a apresentação das unidades de ensino, uma vez que, com base nela, o estudante não só é apresentado aos conteúdos que serão trabalhados, mas deveria ser motivado a empenhar-se no seu processo de aprendizagem. Para isso, tem-se como base teórica a Teoria Enunciativa de Émile Benveniste, em especial a noção de
aparelho formal da enunciação, com o objetivo de poder orientar os professores quanto à relevância de se considerar a situação enunciativa que se estabelece em cada disciplina. Inserida no projeto
A produção escrita de gêneros textuais acadêmicos em aulas remotas (Ead e híbridas) no Ensino Superior, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura, da Universidade de Caxias do Sul, como metodologia tem-se as seguintes etapas: (a) estudo e apropriação da Teoria da Enunciação de Émile Benveniste; (b) estudo do Ensino a Distância no Brasil; (c) acompanhamento de disciplinas EaD do Curso de Licenciatura em Letras para coleta de dados; e (d) análise e organização dos dados obtidos. Nesta etapa da pesquisa, está-se iniciando a seleção de disciplinas que comporão o
corpus de análise, razão pela qual ainda não há resultados a serem apresentados. Palavras-chave: Ensino a Distância. Ensino Superior. Teoria Enunciativa de Benveniste. Linguagem escrita.
Palavras-chave: Ensino a Distância , Teoria Enunciativa, Linguagem escrita