SOFT SKILLS NO AMBIENTE ESCOLAR: ANÁLISE DE CASO E CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL
Autor(es): Marina Fim de Campos
Orientador: Danilo Romeu Streck
Quantidade de visulizações: 252
As
soft skills são um conjunto de qualidades pessoais intangíveis, traços, atributos, hábitos e atitudes amplamente aplicáveis e transferíveis, ou seja, são características que variam de cultura para cultura, de lugar para lugar e que precisam ser ensinadas. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura (UNESCO), essas habilidades socioemocionais são amplamente reconhecidas como elementos constituintes da Educação para a Cidadania Global e, portanto, essenciais para a formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e ativos. A presente pesquisa, que está vinculada ao projeto ‘Pedagogias da Participação em Perspectiva Comparada Internacional’, tem por objetivo problematizar e entender como essas habilidades vêm sendo trabalhadas, ou não, no ambiente escolar por meio da observação de aulas e contribuir para a inserção da temática na escola a partir de intervenções focais nas turmas 6º, 7º e 8º anos de ensino fundamental de uma escola pública do município de Antônio Prado/RS. O trabalho contou com a participação de alunos de 12 a 15 anos. Foram realizadas intervenções em um total de nove aulas, sendo três em cada turma. As intervenções consistiram em rodas de conversa onde foram debatidos assuntos sobre os quais os alunos apresentaram dificuldades (como relacionamentos interpessoais e autoimagem). Como resultados parciais, é possível apontar o papel da psicologia escolar tanto na implementação e no fortalecimento das
soft skills no ambiente escolar, quanto na formação de alunos mais críticos, cooperativos e compreensivos, principalmente em um cenário composto por desafios presentes na adolescência, seja em relação a si mesmo, ao outro ou ao mundo.
Palavras-chave: Soft skills, Educação para a Cidadania Global, psicologia escolar