HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ENTRE IMIGRANTES: CONSTRUINDO UM SITE

Autor(es): Giordano Luchese Morandi
Orientador: Terciane Ângela Luchese
Quantidade de visulizações: 343

História da educação entre imigrantes: construindo um site
No contexto investigativo da história da educação, o presente subprojeto objetivou construir um espaço virtual (site), para publicizar resultados investigativos e documentos que foram sendo produzidos e pesquisados ao longo dos últimos anos pelo Grupo de Pesquisa de História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM). Por meio da revisão de literatura, concluímos que o armazenamento de dados de forma digital ultrapassa o físico, possibilitando que maiores quantidades de dados sejam arquivados digitalmente com baixo custo. Conteúdos produzidos seguem a tendência de se manterem exclusivamente digitais e como efeito, a democratização do acesso à informação, pelo fato das mesmas não estarem restritas pela fisicalidade resultando em um maior número de acessos. Estes indivíduos não se restringem a apenas especialistas, mas a um público geral. Convém destacar ainda que, ao ampliarem os canais de divulgação e mediação do conhecimento, as mídias digitais possibilitaram um aumento significativo do número de profissionais da área de História que passaram a ter condições de alcançar públicos mais amplos. Além da democratização do conhecimento, o contato internacional entre pesquisadores promove o desenvolvimento de pesquisas atravessando fronteiras físicas e através de tecnologias de tradução, até mesmo barreiras linguísticas resultando em uma formação de redes de pesquisadores. Durante a criação do site, foram considerados aspectos importantes das mídias digitais, como cores, flexibilidade e combinação de diferentes tipos de conteúdo (textos, imagens, áudios e vídeos) para criar uma experiência imersiva. A acessibilidade foi valorizada, buscando garantir acesso numa variedade de dispositivos, como celulares, tablets e computadores. Além disso, foi levada em conta a necessidade de uma infraestrutura sólida e bom desempenho, optando por um design minimalista e intuitivo, utilizando um esquema de cores adequado à proposta do site, com animações que não comprometam a usabilidade e permitam acesso rápido às informações. Foram avaliadas as opções de tecnologias e ferramentas para a criação do site, considerando também os serviços de hospedagem e domínio que atendam às necessidades do site, levando em conta uma estimativa de acessos mensais. Com a publicação do site estima-se a ampliação e divulgação do conhecimento científico desenvolvido pelo grupo de pesquisa.

Palavras-chave: História da educação, Mídias Digitais, Site