APRENDIZADO NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Autor(es): Katriele Fontela Drexler
Orientador: Tatiana Reidel
Quantidade de visulizações: 2062

Aprendizado na Iniciação Científica  a partir da Pesquisa Bibliográfica
Através da vinculação na Pesquisa Interinstitucional: perfil, formação e trabalho dos/as assistentes sociais no Rio Grande do Sul, que objetiva investigar a configuração do perfil, formação e do trabalho dos(as) Assistentes Sociais no estado, desenvolve-se pesquisa bibliográfica. Esta produção apresenta dados parciais sobre a tendência da produção de conhecimento da categoria trabalho na última década, com ênfase na Revista Katálysis que é classificada pela escala avaliativa da Qualis/CAPES, como A1, a qual expressa um nível de elevada qualidade internacional, e representa um importante instrumento de difusão e socialização de novos conhecimentos e análises científicas. Inicialmente realizou-se a organização de banco de dados construído coletivamente junto ao Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Trabalho, Formação e Ética Profissional em Serviço Social (GEPETFESS), sendo a categoria trabalho elencada para o processo inicial de análise. Teve-se como fontes, Revistas consolidadas:  Serviço Social e Sociedade (55 artigos), Temporalis (44 artigos) e a Katálysis (37 artigos) período 2010 a 2021, e os anais dos últimos encontros nacionais da categoria, ENPESS (2018 com 269 artigos) e CBAS (2019 99 artigos). Está sob análise de conteúdo (BARDIN,1977) 40 artigos da revista Katálysis. Neste processo, realizou-se leitura flutuante, evidenciando as categorias emergentes por um sistema de cores, fichamento, categorização e análise. Como achados parciais e preliminares, identifica-se  o surgimento de algumas categorias emergentes, como a precarização do trabalho, adoecimento, exploração, alienação, contradição, o uso das tecnologias da informação e comunicação, resistência, entre outras. Os achados da produção bibliográfica contribuem para o entendimento das novas morfologias do trabalho vivenciadas pelas assistentes sociais. O processo realizado por meio desta  pesquisa bibliográfica possibilita a imersão científica e troca entre professoras, discentes de graduação e pós-graduação,assim como profissionais que participam do Grupo de Pesquisa, possibilitando a compreensão e vivência de metodologias de pesquisa,  do que é e como se faz análise de conteúdo, aprofundamento da categoria trabalho e do método em Marx que proporciona leitura crítica da realidade, com ênfase nas transformações do mundo do trabalho e de seus impactos para classe trabalhadora  na contemporaneidade.

Palavras-chave: iniciação cientifica, pequisa bibliográfica, trabalho de Assistentes Sociais