A POLÍTICA EDUCACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE.

Autor(es): Daniela Depelegrin
Orientador: Andréia Morés
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O programa residência pedagógica e suas contribuições para a formação docente
Esta pesquisa está vinculada ao Observatório de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação e contempla a temática da educação superior e da formação docente, tendo como problema de pesquisa: quais as contribuições da política educacional do programa Residência Pedagógica para a formação do professor e os processos de ensino e de aprendizagem? Decorrente disso, tem-se o seguinte objetivo geral: investigar as contribuições da política educacional do programa Residência Pedagógica para a formação dos professores e dos processos de ensino e aprendizagem. Este estudo bibliográfico faz um levantamento de dados nas redes Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), analisando publicações sobre o programa Residência Pedagógica, o qual tem por objetivo possibilitar a imersão de estudantes de licenciatura nas escolas de Educação Básica. O aporte teórico é constituído por Antonio Nóvoa, autor que há mais de trinta anos dedica-se aos estudos sobre o processo de formação de professores. Segundo Nóvoa (2019), a mudança na formação de professores sugere a criação de novos ambientes para a formação profissional docente, os quais precisam ser reconstituídos tendo a noção de que o lugar da formação é o lugar da profissão. Para analisar de que forma a política do programa pode sanar as demandas frisadas pelo referido autor, foram selecionados dez artigos escritos sobre a temática do programa Residência Pedagógica. Por meio das leituras sobre a política educacional do Programa Residência Pedagógica, observou-se que a experiência dos estudantes de licenciatura na escola traz à tona a importância de relacionar o conteúdo adquirido na universidade com a realidade da escola regular. Durante a formação docente, é preciso que o futuro professor aprenda a transpor a teoria aprendida na universidade de uma forma que faça sentido para os estudantes das escolas de Educação Básica, e isso só acontece à medida que os futuros professores fizerem parte do dia a dia da escola. Como resultado preliminar, pode-se concluir que a política educacional do Programa Residência Pedagógica mostra-se como uma alternativa para a inovação e reconfiguração dos ambientes de formação de professores, uma vez que possibilita a aproximação da universidade e da escola de educação básica.

Palavras-chave: Formação de professores, Políticas educacionais , Residência pedagógica