Artistas mulheres na história da arte e reflexos conceituais (in)visíveis na cultura adolescente do século XXI
Autor(es): Valentina Pedroso Nicoletti
Orientador: Silvana Boone
Quantidade de visulizações: 272
A arte enquanto mecanismo de expressão e reprodução das realidades de determinada sociedade molda-se a recorrentes transformações. Entretanto, ao perguntar para um grupo de adolescentes, por exemplo, quais são os artistas que mais gostam ou conhecem, dificilmente um nome feminino surgirá primeiro. Se hoje já é possível compreender que de fato existiram mulheres artistas na história, por que ainda as vemos tão ausentes e como essa ausência reflete no ensino de arte no meio escolar?Assim, a metodologia desta pesquisa se dá a partir de investigações bibliográficas, iniciando em livros tradicionais de história da arte direcionados ao ensino médio, debatidos semanalmente em encontros presenciais de grupo. Buscou-se conhecer o contexto local de exposições possibilitado um contato mais direto com obras de diferentes linguagens, muitas produzidas por mulheres ao longo dos anos. Após doze meses de pesquisa, algumas conclusões foram reunidas de maneira a ligar e compreender as diversas realidades de mulheres artistas. O apagamento histórico pouco se resume à época que viveram ou a “qualidade” de seus trabalhos, mas sim às raízes profundas de uma sociedade patriarcal e por vezes misógina, cuja ideia de feminino se restringe ao sentimental, a falta de inteligência lógica e a imagem de musa para artistas homens. Apesar das evoluções notáveis ao longo do século XX, na conquista de maiores direitos, por exemplo, ainda hoje, as mulheres ainda são vistas como menores e menos capazes, e como dito inicialmente, a arte e o ensino reflete essas mazelas sociais. É necessário e urgente que as mulheres artistas sejam percebidas na história da arte pela sua atuação, e que o ensino da arte cumpra esse propósito para que não repita-se o mesmo ciclo de esquecimento e apagamento no futuro.
Palavras-chave: Mulheres, Arte , História