Autor(es): Helen Carvalho Goulart
Orientador: Sonia Regina da Luz Matos
Quantidade de visulizações: 246
Este resumo refere-se à escrita do projeto de pesquisa Pedagogia da Diferença e Fernand Deligny, que objetiva com o estudo, extrair vestígios pedagógicos da obra
Cartes et lignes d’erre (2013) do escritor e educador francês Fernand Deligny (1913 - 1996). A obra refere-se à experiência em uma região francesa,
Cévennes, onde houve convivência com crianças autistas e a rede Deligny. Esta rede, composta por adultos chamados de
presenças próximas passaram a registrar o que se passava lá. Esta experiência, como configuração de um modo de vida e de estar com crianças autistas, em meio a um espaço físico na zona rural, se constitui sem um funcionamento institucionalizado. O estar
com crianças autistas, é um meio de existir sem a interação pela linguagem verbal por parte das
presenças próximas e faz com que outro modo de relação se estabeleça naquele espaço. O livro expressa esta relação e possui em seu conteúdo mapas e descrições dos percursos realizados por crianças autistas e elaborados pelas
presenças próximas, na França, no período 1969 a 1979, por isso, é essa a matéria que nos interessa investigar. Para dar seguimento a pesquisa, o método que acolhe seu propósito se dá por meio de estudo bibliográfico conceitual deste livro:
Cartes et lignes d'erre (DELIGNY, 2013
). Neste método a bolsista se envolve diretamente na tradução da obra que somente existe em bilíngue, francês e inglês. Os objetivos específicos fazem parte do sumário da pesquisa, e eles serão descritos a seguir conforme vem ocorrendo o processo da pesquisa: Objetivo I - Elaborar uma bibliografia e biografia da obra do autor francês Fernand Deligny, localizar
Cévennes e o livro
Cartes et lignes d’erre dentro da produção intelectual do escritor e educador francês. Objetivo II - Traduzir o livro
Cartes et lignes d'erre (DELIGNY, 2013
) para língua portuguesa. Objetivo III - Mostrar o funcionamento do livro para extrair dele vestígios pedagógicos. Objetivo IV - Classificar uma tipologia de princípios pedagógicos extraídos dessa obra para uma pedagogia da diferença. Destes quatro objetivos, apresentaremos neste evento os objetivos I e II. Quanto ao objetivo III, iniciamos ele mostrando o funcionamento do livro e sua relevância para a pedagogia. A continuidade da pesquisa está sendo direcionanda aos objetivos III e IV, conforme o cronograma, eles serão constituídos no segundo semestre de 2023 e no primeiro semestre de 2024.
Palavras-chave: Pedagogia da diferença, Fernand Deligny , Cartografia