Proincluir: Inclusão e formação de professores a partir de recursos digitais
Autor(es): Fernanda Bitencourt Prigol , Claudia Alquati Bisol,
Orientador: Carla Beatris Valentini
Quantidade de visulizações: 202
A formação de professores para a inclusão no Brasil é um campo em construção. Apesar das discussões e diretrizes estabelecidas nas últimas décadas, implementar esses preceitos nas salas de aula ainda é um desafio educacional. Para apoiar esse desafio, foi desenvolvido o Objeto de Aprendizagem Incluir (proincluir.org), um recurso online e gratuito para a formação inicial e continuada de professores, visando qualificar as práticas escolares e promover a inclusão. Este trabalho se propôs a discorrer sobre a formação docente voltada para a inclusão, com base em uma revisão bibliográfica nas bases de dados CAPES e Scielo, abordando trabalhos que tratam especificamente da formação inclusiva de docentes no Brasil. O objetivo foi analisar a constituição desse processo de formação docente e melhorar o Objeto Proincluir, considerando os percursos históricos que levaram à formação vinculada à inclusão. A revisão permitiu a identificação de marcos importantes em termos de políticas públicas para a educação inclusiva, como a Lei do Fundeb (2007), o Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais (2007) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). No entanto, constatamos que a efetivação dessas normas e diretrizes ainda é precária. A ênfase dos movimentos de formação na maioria das redes está voltada para os professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado, sendo precária a formação para os professores que atuam em sala comum. Essa formação, quando acontece, resume-se a palestras. Entendemos que a formação docente, além de estar embasada em preceitos legais, precisa mobilizar os professores em sua responsabilidade como educadores. Isso ocorre por meio de perturbações, que levam os professores a questionar suas certezas anteriores, abrindo espaço para novas compreensões, ações e interações. Diante desses resultados, o Proincluir apresenta potencial como complemento para a formação inicial e continuada de professores para a inclusão e para a efetivação das diretrizes públicas mencionadas. Pode ser usado como recurso complementar para a formação de professores, contribuindo para que repensem seus conceitos de inclusão. Em um país continental como o Brasil, a formação de professores pode ter significativa contribuição a partir de recursos como o Proincluir.
Palavras-chave: Educação inclusiva, Formação de professores, Tecnologias digitais