REPRESENTAÇÕES DA MULHER EM LIVRO DIDÁTICO: FIGURA ILUSTRATIVA

Autor(es): Caroline Gaspar Oppitz , Diana Lusa,
Orientador: Flávia Brocchetto Ramos
Quantidade de visulizações: 383

Representações da mulher em livro didático: figura ilustrativa
O propósito deste estudo consiste em compreender representações do ser mulher presentes nas imagens e textos verbais presentes na 9ª edição do livro didático do terceiro ano do Ensino Médio, Português: linguagens, volume 3, organizado por Willian Cereja e Thereza Cochar (PNLD/2015). À vista disso, pretende-se identificar situações em que a figura da mulher obtém destaque ou não no material. O estudo inspira-se em análise de conteúdo (Bardin, 2016), e  a discussão dos dados apoia-se em Scott (1995), Louro (1997), Collins e Bilge (2021), Woolf (2014) e Duarte (2020). Trata-se de um estudo analítico descritivo com análise de imagens paradas, a partir da leitura exploratória do livro didático em sua totalidade, para verificar a presença da mulher. Desta forma, foi construído um quadro apontando todas as aparições de mulher, assim como o contexto da aparição. Desses extratos, buscou-se problematizar a presença ou ausência da representação feita da mulher. Evidenciou-se que a maior parte das aparições se tratavam de imagens e pinturas de mulheres, concebidas sob a ótica masculina, com o papel de ilustrar textos escritos por autores homens, reforçando a imagem de mulher submissa, musa inspiradora, suave e não protagonista. São escassas no manual a presença de mulheres bem como de obras feitas por elas.

Palavras-chave: Livro didático de língua portuguesa, Mulher autora, Representações de mulher