O DESAFIO DE PROMOVER O ENCONTRO EM SALAS DE AULAS SEM PAREDES: A RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR E DA PANDEMIA DA COVID-19
Autor(es): Manuela Feltes Pereira , Caroline Lemons,
Orientador: Nilda Stecanela
Quantidade de visulizações: 354
Este trabalho é parte do projeto de pesquisa de título homônimo e integra o projeto matriz intitulado Experiências formativas entrelaçadas: do cotidiano da Educação Superior ao cotidiano da Educação Básica, coordenado pela Profa. Nilda Stecanela, coorientado por Caroline Lemons e fomentado pelo CNPq. O estudo procura analisar a relação pedagógica no contexto do ensino superior no que designamos serem “salas de aulas sem paredes’, em meio aos desafios da pandemia da Covid-19. O recorte aqui apresentado envolve um estado da arte realizado no âmbito da 40ª Reunião Nacional da ANPEd ocorrido entre setembro e outubro de 2021, o qual teve como chamada geral “Educação como prática de Liberdade: cartas da Amazônia para o mundo!”. O evento reuniu 780 trabalhos distribuídos em 23 grupos de trabalho (GTs). O primeiro rastreamento feito nos títulos das produções utilizou o descritor “pandemia”, sendo possível localizar 71 trabalhos relacionados ao termo, direta ou indiretamente. A partir disso, foi realizada uma nova triagem, porém, usando como descritor “pandemia e ensino superior”, reduzindo o corpus de análise para 27 trabalhos, sendo que oito deles tinham como foco o contexto do ensino superior, mobilizando a leitura e a análise dos textos completos. Os referenciais teóricos utilizados para contextualizar o objeto de pesquisa se referem às contribuições de Stecanela (2018) sobre o conceito de "relação pedagógica" e Lepecky (2012) sobre o conceito de "novas coreografias sociais", também desenvolvido por Paiva (2020). Os resultados da pesquisa evidenciam: uma grande quantidade de trabalhos relacionados ao contexto da pandemia; um número pouco significativo de trabalhos voltados para o ensino superior; e, por fim, que apenas quatro dos oito trabalhos selecionados trouxeram uma perspectiva relacional entre docentes e discentes, corroborando o baixo interesse de estudos ligados à temática. Percebe-se, a partir dessa perspectiva, a importância de refletir sobre a relação pedagógica em meio ao contexto do ensino superior, desafiando o olhar para o cotidiano da experiência docente e acadêmica, buscando as narrativas dos sujeitos envolvidos e identificando as subjetividades que as acompanham, como forma de contribuir com a produção de sentidos nas trajetórias formativas desse nível de ensino.
Palavras-chave: Ensino Superior, Pandemia, Estado da Arte