Freire e os Projetos Pedagógicos Institucionais: reflexões sobre a educação como ato político

Autor(es): Kauana Melo , Caroline Caldas Lemons,
Orientador: Nilda Stecanela
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Reflexões sobre a educação como ato político
Este trabalho insere-se no Projeto de Pesquisa “A educação como um ato político: princípios para a experiência acadêmica contemporânea”, ancorado no Projeto de Pesquisa “Experiências formativas entrelaçadas: do cotidiano da Educação Superior ao cotidiano da Educação Básica” coordenado pela Profa. Dra. Nilda Stecanela e fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é realizar uma revisão conceitual sobre a educação como um ato político à luz das obras de Paulo Freire, bem como, analisar em que medida esse princípio se faz presente no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Universidade de Caxias do Sul. A relevância do estudo se dá ao passo que, hodiernamente, a educação passa por transformações profundas e por lutas marcantes em defesa do direito à educação, como a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, angariada pela associação civil Ação Educativa. Além disso, nota-se a significância da educação como ato político na conquista de uma educação libertadora e de uma sociedade democrática, distante da neutralidade ou dos extremismos, enfatizando uma relação construtiva entre educador e educando onde ambos são detentores de conhecimento. Por isso, entende-se que uma importante fonte de análise são, também, os Projetos Pedagógicos, as matrizes curriculares e os Planos de Ensino dos cursos de licenciatura. Nesse sentido, os percursos metodológicos da pesquisa que origina este texto contam com uma revisão de literatura das seguintes obras de Paulo Freire: Pedagogia do Oprimido (1968), Política e Educação (1990), Pedagogia da Autonomia (1996) e Ação Cultural para a Liberdade (2014), além de uma análise documental baseada na epistemologia de Carlos Bacellar (2005). Com base nisso, visa-se identificar a existência ou não de princípios da educação como ato político em documentos institucionais e como são convertidos na formação durante a experiência acadêmica, bem como analisar o quanto contribuem para a constituição de uma consciência crítica, pretendendo potencializar a formação política de futuros professores.  

Palavras-chave: Educação, Projetos Pedagógicos, Experiência acadêmica