Configuração dos saberes de professores-gestores de uma instituição comunitária de ensino superior à luz da noção do knowing-in-practice
Autor(es): Catherine Pasa Dorneles , Fabiano Larentis,
Orientador: Fabiano Larentis
Quantidade de visulizações: 496
A noção de saberes-em-ação enfatiza o envolvimento e trabalho contínuo de conexão entre indivíduos, grupos, organizações e instituições em contextos situados, tendo em vista o conhecimento como construção social e o emaranhamento entre saber e fazer. Tendo em consideração o papel do professor-gestor no ensino superior, aquele que atua na gestão sem abandonar a identidade docente, este estudo teve como objetivo compreender como se configuram os saberes de professores-gestores de uma instituição comunitária de ensino superior à luz da noção do
knowing-in-practice. Foi realizado um estudo qualitativo com a estratégia de praxiografia, uma etnografia como uma história sobre práticas, através de observações participante, entrevistas com roteiro semiestruturado e pesquisa de documentos. A partir dos achados, foram identificadas as seguintes categorias analíticas: conectando-se à gestão, maturando-se como gestor, desconectando-se da gestão, lidando consigo, lidando com a estrutura e processos, lidando com o poder, lidando com a conexões internas, lidando com as conexões externas, aspectos sociomateriais e lidando com a natureza da relação professor e gestor. Tais categorias, em interação, possibilitaram a proposição de um esquema conceitual, intitulado Caldeirão dos Saberes do Professor-gestor.
Palavras-chave: knowing-in-practice,professores-gestores,instituição comunitária de ensino superior