Implantação da Pedagogia de projetos no Ensino Fundamental: desafios, limites e possibilidades para a inovação pedagógica em tempos de Pandemia
Autor(es): Jennifer Craco , Julsemina Zilli Polesello, Patrick Gonçalves da Silva,
Orientador: Sandro de Castro Pitano
Quantidade de visulizações: 253
Esta pesquisa, que conta com o apoio da FAPERGS, está sendo realizada na Rede Municipal de Ensino de Nova Prata - RS, com o intuito de investigar a execução da pedagogia dos projetos, identificando o desenvolvimento de diferentes estratégias pedagógicas utilizadas de forma a adaptar o ensino frente às mudanças impostas pela pandemia da COVID-19. Assim, objetiva-se compreender os desafios enfrentados pelos docentes nesse período, bem como as estratégias empregadas para superá-los. Este estudo se mostrou oportuno pois entende-se que a inovação pedagógica é essencial para a promoção da aprendizagem efetiva; portanto, optou-se pela produção de um estudo de caso de natureza qualitativa, fazendo uso de métodos múltiplos, como a aplicação de questionários. O projeto ainda se encontra em fase de desenvolvimento, com previsão de conclusão para fevereiro de 2023, quando espera-se constatar práticas de inovação pedagógica.
Palavras-chave: Pedagogia, Educação, Inovação pedagógica