EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NO CURSO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
Autor(es): Vitor Pischke Baccin
Orientador: Eliana Gasparini Xerri
Quantidade de visulizações: 351
O trabalho busca analisar a experiência de aprendizagem de acadêmicos do curso de História da Universidade de Caxias do Sul durante o período de suspensão das aulas presenciais, devido à pandemia de COVID-19. Para isso, a pesquisa foi fundamentada pela História Oral, através de entrevistas realizadas com estudantes da universidade. Com isso, busca-se explorar pontos divergentes e convergentes de suas trajetórias durante o período em análise, possibilitando identificar elementos comuns e específicos que possam ter tido impacto nos seus processos de constituição do conhecimento.Também é realizada revisão bibliográfica sobre o próprio curso e a pandemia de COVID-19. A relevância do estudo baseia-se em dois principais fatores. O primeiro refere-se à pandemia de COVID-19 e seu impacto imensurável em âmbito social, econômico e político, tornando as pesquisas voltadas para o campo da educação nesse momento pertinentes e possibilitando diferentes abordagens com relação à ele. Em segundo lugar, destacam-se as alterações necessárias para a realização das atividades educacionais, de forma a seguir as normas e orientações de segurança. Não só a implementação dos recursos digitais utilizados, mas também a forma através da qual os acadêmicos se adaptaram e relacionaram com ela representam significativos elementos de análise. As considerações possibilitadas a partir dela podem ser um importante recurso para adaptações curriculares que possam vir a se tornar necessárias ou pertinentes. Apesar das múltiplas formas de lidar com as adaptações necessárias, são perceptíveis alguns elementos comuns no que diz respeito à compreensão sobre o período.Os estudantes tiveram facilidade ao lidar com as plataformas digitais e os materiais didáticos adaptados virtualmente, assim como a conveniência proporcionada pelos recursos on-line. No entanto, problemas de conexão, assim como contratempos gerados pelo contexto doméstico são citados como empecilhos para a realização plena das atividades síncronas. Embora houvesse meios para a assimilação dos conhecimentos explorados, a forma de se relacionar com os mesmos se deu de maneiras distintas. A atenção e o nível de dedicação às aulas foram afetados pela pandemia, tendo seus impactos na aprendizagem percebidos em maior ou menor escala pelos entrevistados.
Palavras-chave: Curso de História, Universidade de Caxias do Sul, Pandemia