PREENCHENDO LACUNAS: QUAL O LUGAR OCUPADO PELAS ARTISTAS MULHERES NO ENSINO DA ARTE?

Autor(es): Júlia Menegotto de Aguiar
Orientador: Silvana Boone
Quantidade de visulizações: 306

Vinculada ao Projeto de Pesquisa “MULAV21: Ausência das mulheres na arte: lacunas na história, na crítica e no ensino da arte”, busca-se investigar bibliografias específicas da história da arte utilizadas no ensino da arte, apontando as lacunas sobre mulheres artistas nesse contexto. Foi realizado um estudo de caso, a fim de fazer um levantamento de quem são os artistas homens e mulheres mais utilizados como referência em aulas de Artes Visuais na Educação Básica pelo grupo de professores do Projeto Arte na Escola - UCS, por tratar-se de um grupo diversificado que possui como ponto em comum a formação continuada. Partindo da questão norteadora “De que forma a ausência de mulheres artistas em fontes bibliográficas da História da Arte perpetua lacunas no ensino de Arte?” a pesquisa busca identificar os impactos da ausência de mulheres artistas na História da Arte e demonstrar possíveis relações entre as lacunas e o lugar que as mulheres ocupam no Ensino de Arte. O estudo resultará na elaboração de um material didático sobre a obra de uma artista e arte-educadora da região, que será disponibilizado às professoras e professores do grupo do Arte na Escola - UCS. No primeiro momento, a pesquisa buscou identificar a presença ou ausência das mulheres, a partir de pesquisa bibliográfica, análise da produção de artistas mulheres em nível local, nacional e internacional e das condições sociais e culturais das mulheres na sociedade. No segundo momento foi realizado um questionário sobre as referências bibliográficas utilizadas e a presença de mulheres artistas como objeto de estudo nas aulas de Arte e, por fim, foi realizada a análise dos resultados. Observou-se que mesmo em um grupo de formação continuada de professoras de Arte no qual a maioria são mulheres, ainda há uma grande disparidade na quantidade de mulheres artistas referenciadas e estudadas nas aulas de Arte, em relação aos artistas homens. Também pode-se constatar as lacunas da própria História da Arte, não apenas a ausência de mulheres nas bibliografias, mas a repetição e enaltecimento de alguns nomes consagrados e que determinam quais artistas estarão presentes nas bibliografias de Arte Educação e, consequentemente, que serão estudados e referenciados nas aulas de Arte. Esses resultados preliminares apontam para a urgência em criar espaços de discussão e formação que busquem conscientizar as professoras e professores atuantes na Educação Básica sobre tais lacunas, bem como a pesquisa e o desenvolvimento de fontes bibliográficas atualizadas.

Palavras-chave: Mulheres artistas, Arte Educação, História da Arte