As comunidades muçulmanas em Caxias do Sul no século XXI
Autor(es): Barbara Moreschi
Orientador: Cristine Fortes Lia
Quantidade de visulizações: 293
A transnacionalização religiosa é um fenômeno que atinge as sociedades contemporâneas. Os grupos religiosos se deslocam e, nesse processo, promovem trocas culturais entre seus locais de origem e destino. Caxias do Sul, cidade gaúcha marcada por processos migratórios, destaca-se nesse cenário pela acolhida de comunidades muçulmanas. Essa pesquisa analisa a dinâmica do acolhimento e da receptividade a esses grupos migrantes ligados ao Islã. Para isso, se utiliza da metodologia da História Oral, na perspectiva da História Oral Temática (ALBERTI, 2005), realizando entrevistas com as comunidades em deslocamento. Essas entrevistas objetivam identificar como as pessoas em deslocamento que professam a fé no Islã se percebem bem-vindas (ou não) na sociedade caxiense e quais estratégias desenvolvem para promover sua identidade na localidade. Também são analisados os casos de intolerância e violência praticados contra os muçulmanos na Serra Gaúcha. Busca-se, ainda, a construção de "produtos culturais" que auxiliem na Educação Básica, na promoção de uma sociedade com mais habilidade nas ações de respeito à diversidade religiosa, por meio do conhecimento. Desta forma, a pesquisa também dialoga com as escolas para a promoção de estratégias de tolerância. Até o momento, julho de 2022, já foi possível identificar, por meio da fala dos entrevistados, as trajetórias construídas por meio do deslocamento à Caxias do Sul, bem como, as múltiplas estratégias desenvolvidas para evidenciar integração com a sociedade local. Ainda impactado pela pandemia da Covid-19, este estudo precisou reorientar suas formas de contato com as comunidades muçulmanas migrantes, realizando as entrevistas via Google Meet. Mas, manteve formas de escuta às experiências vividas pelo grupo protagonista da pesquisa. Os resultados sistematizados da pesquisa estão sendo divulgados em eventos e artigos científicos.
Palavras-chave: Islã, Religião, Ensino de História