A Poluição Marinha por Óleo decorrente de Navios no Direito Internacional do Mar

Autor(es): Marina Formolo Giacomelli
Orientador: Leonardo de Camargo Subtil
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A POLUIÇÃO MARINHA POR ÓLEO DECORRENTE DE NAVIOS NO DIREITO INTERNACIONAL DO MAR
Originado no Projeto de Pesquisa “Direito Internacional das Mudanças Climáticas” (DIMC), este resumo trata da poluição marinha causada pelos navios, em especial, a decorrente do derrame de hidrocarbonetos no mar, que impacta diretamente o clima global, dentre outras funcionalidades do meio ambiente. Nesse sentido, a poluição marinha ocasionada por navios possui diversas fontes, dentre estas: (I) poluição pelo derramamento de óleo; (II) poluição por emissões atmosféricas; (III) água de lastro; (IV) alijamento. Estes impactos ambientais têm sofrido significativo aumento, tendo em vista a prática do transporte marítimo e o tamanho das embarcações, sendo contínua a utilização e descarte de materiais poluentes. Tem-se que os oceanos representam cerca de 71% de todo o espaço físico do planeta, sendo que são reguladores do clima global, responsáveis por boa parte do oxigênio, fontes ricas de alimentos e possuem vasta biodiversidade e relevância socioeconômica aos Estados. Com a substantiva influência global dos oceanos, o regime jurídico internacional tem enfrentado desafios jurídico-ambientais, uma vez que a poluição causada por navios impacta diretamente a climatização mundial e os ecossistemas marinhos, além de refletir nas populações costeiras e afetar diretamente a sua vida e o seu sustento. Diante desse cenário, o presente estudo estabelece como problema de pesquisa: Em que extensão se dá a proteção do meio ambiente marinho no Direito Internacional do Mar, na delimitação de obrigações jurídico-ambientais, considerando-se a poluição por óleo proveniente de navios? Tem-se como objetivo geral a compreensão da poluição marinha por óleo decorrente dos navios no direito internacional do mar. Como objetivos específicos, primeiramente, identificar os principais fatores e causas responsáveis pela poluição marítima por óleo causada por navios e, o segundo objetivo visa analisar as obrigações jurídico-internacionais para evitar, diminuir e prevenir a poluição por óleo decorrente dos navio. O método científico adotado fora o dedutivo e a técnica de pesquisa exploratória-bibliográfica, com a análise de fontes primárias como as Convenções Internacionais, livros e artigos. Assim, a partir de estudo realizado, pode-se concluir, preliminarmente, que apesar dos avanços e da preocupação com os mares e oceanos, o cenário atual ainda não revela como ideal, até pelo fato de que diariamente a navegação marítima aumenta seu fluxo e a vinculação dos instrumentos jurídicos existentes não se configura de forma satisfatória, o que escancara a necessidade da criação de novos instrumentos internacionais reguladores para suprir as carências existentes. Dessa forma, conclui-se pela necessidade do desenvolvimento de novas regras, normas e instrumentos jurídicos internacionais que sejam suficientemente capazes de regular todas as questões atinentes à poluição marinha por óleo decorrente de navios, para que se atinja, gradualmente e extensivamente, a proteção ambiental dos mares e oceanos.    

Palavras-chave: Poluição marinha; proteção do meio marinho; poluição por óleo; Direito Internacional do Mar.