Autor(es): Chiara Baptista Vieira
Orientador: Maria Luiza Cardinale Baptista
Quantidade de visulizações: 293
A presente pesquisa é sobre paisagens sonoras, relacionadas ao evento do Natal Luz de Gramado/RS, com a finalidade de discutir ecossistemas turístico-comunicacionais-subjetivos e sua relação com sonoridades. Trata-se de produção vinculada ao AMORCOMTUR! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese (PIBIC-CNPq), coordenado pela professora doutora Maria Luiza Cardinale Baptista. O referencial teórico envolve as temáticas: Paisagem Sonora e Hábito, propostas, respectivamente, por Murray Schafer (1986) e Charles Duhigg (2012); Ecossistemas Turístico-Comunicacionais-Subjetivos, como trabalhados nos estudos Amorcomtur (BAPTISTA, 2018, 2020). As estratégias metodológicas utilizadas foram: a Cartografia dos Saberes e Matrizes Rizomáticas, propostas por Dra. Maria Luiza Cardinale Baptista (2018, 2020, 2022). Essas estratégias envolvem a realização da investigação pelo viés qualitativo, plurimetodológico e processual, em trilhas de Investigação, sistematizadas em quadros-síntese: Trama e Rizomas - Verificação da Coerência da Pesquisa; Detalhamento do Rizoma - Relação ‘Entrelaços Nós’, Objetivos, capítulos e subcapítulos; composição trama teórico-conceitual-bibliográfica da pesquisa; Coerência Operacional e Dinâmica da Pesquisa. Na fase preliminar da pesquisa, foi desenvolvida uma Cartografia de Paisagens Sonoras de Gramado, durante o evento do Natal Luz, correlacionada a hábitos e cotidiano. A cidade, de aproximadamente 36 mil e 500 habitantes, segundo o IBGE, tem sua economia voltada para o turismo e cativa seus visitantes com suas características geográficas, suas paisagens e eventos marcantes. Com quase 7 milhões de turistas por ano, segundo o site Viva Gramado (2021), a região recebe maior fluxo nos meses de frio, entre maio e agosto, e na temporada de Natal e Páscoa. Em época de Natal Luz, a temporada ocorre entre final do mês de outubro a janeiro, a cidade de Gramado chega a ultrapassar 100% da taxa de ocupação (VIVA GRAMADO, 2021). Nesse período de festividades natalinas, a cidade inteira se transforma musicalmente, a Paisagem Sonora, então, traz a magia e esperança que o Natal proporciona. Percebe-se, inclusive, nos turistas, o contágio da atmosfera, sendo muito comum escutar canções típicas de Natal, nas esquinas, bares e restaurantes. Como principal resultado, a pesquisa demonstrou que a Paisagem Sonora é um fator que estabelece conexão entre a vivência e a lembrança do Turismo, ampliando o envolvimento dos sujeitos com o lugar e a atmosfera criada pelo Evento Natal Luz de Gramado/RS.
Palavras-chave: Turismo, Paisagem Sonora, Hábito