VENTILAÇÃO NAS ESCOLAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: ESTRATÉGIAS DE VENTILAÇÃO ADEQUADAS PARA A ZONA BIOCLIMÁTICA 1
Autor(es): Eduarda Alves Oliveira de Almeida , Maria Eduarda Biesek Lupattini, Rodrigo Salvati,
Orientador: Greice Viviana Portal Salvati
Quantidade de visulizações: 272
Este estudo está inserido na linha de pesquisa Sustentabilidade no Ambiente Construído, vinculada ao Núcleo de Urbanismo, Design e Arquitetura Sustentável - NUDAS da Universidade de Caxias do Sul e apresenta como tema a definição de estratégias de ventilação recomendadas para o ambiente escolar na volta às aulas durante o período de pandemia. O propósito deste material é mostrar que através de métodos adequados torna-se possível reduzir a transmissão por meio de aerossóis da COVID-19 em sala de aula e demais ambientes. O principal desafio é proporcionar a ventilação necessária aliada ao conforto térmico destes espaços, mesmo em regiões que sofrem com períodos de inverno rigorosos como a zona bioclimática 1, caso da Serra Gaúcha. A busca por documentos oficiais nacionais e internacionais a respeito do tema permite a compilação de dados fundamentais para a elaboração de um material educativo, que tem como objetivo auxiliar a compreensão de professores, diretores e demais funcionários de instituições de ensino, a respeito das estratégias de ventilação identificadas e como estas podem ser aplicadas no dia a dia. As estratégias apresentadas neste trabalho contribuem não apenas para reduzir a transmissão do coronavírus, mas também a de outras doenças infectocontagiosas transmitidas por aerossóis.
Palavras-chave: Ventilação, Conforto ambiental, Covid-19