Autor(es): Frederico Augusto Picolotto Viana , Márcia Maria Cappellano dos Santos,
Orientador: Luciane Todeschini Ferreira
Quantidade de visulizações: 256
O presente resumo apresenta resultados referentes aos estudos realizados durante o desenvolvimento do projeto
Hospitalidade e acolhimento em escolas do roteiro “Termas e Longevidade”: Ações e projetos, desenvolvido entre 1º de agosto de 2021 e 31 de julho de 2022. A pesquisa, uma ramificação do projeto
Educação, Hospitalidade e Turismo: estudos sobre eixos constitutivos do desenvolvimento turístico, foi desenvolvida na esteira da perspectiva teórica e analítica adotada em projeto anterior
e em sua subsequente prorrogação. Buscou-se identificar, junto à rede básica de ensino dos municípios que compõem o roteiro turístico Termas e Longevidade — Veranópolis, Cotiporã, Vila Flores, Nova Prata e Vila Flores —, a existência de projetos ou ações voltados à hospitalidade e acolhimento. Metodologicamente, após contato telefônico junto a gestores da rede básica de ensino do Roteiro, encaminhou-se questionário via Google Forms. Houve baixa adesão, apesar da reiteração de contatos. A partir da coleta e análise dos dados coletados, tem-se, como resultados, a manutenção de uma ideia de hospitalidade atrelada ao senso comum, ao receber bem. Ao serem indagados sobre espaços hospitaleiros, apenas um dos respondentes, de forma livre, identificou a escola como um desses espaços. Porém, quando diretamente questionados se a escola é um espaço hospitaleiro, todos os respondentes manifestaram-se positivamente.Em relação a projetos desenvolvidos sobre hospitalidade, os respondentes consideram que aqueles que tratam de combate ao bullying ou de acolhimento aos alunos no início do ano concorrem na perspectiva da hospitalidade. Aventa-se, como hipóteses para a baixa adesão de respondentes, o contexto de reabertura das escolas, após período pandêmico pelo vírus Covid-19 e o sentimento de não pertencimento à área, já que a pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Turismo, embora voltada para a relação entre projetos escolares e hospitalidade.Para complementar os estudos, realizou-se aprofundamento teórico, por meio da leitura e análise da obra
Dar rosto ao futuro: A educação como compromisso ético, de Isabel Baptista. Além de conectar-se aos estudos teóricos realizados na fase prorrogativa de pesquisa anterior, a obra em questão forneceu avanços em relação à perspectiva conceitual adotada até o momento ao caracterizar a profissão docente como um compromisso ético e um processo de hospitalidade.
Palavras-chave: Hospitalidade/Acolhimento, Educação, Hospitalidade escolar