A experiência da aprendizagem em tempos de pandemia: a abertura da vida privada - Curso de História UCS.

Autor(es): Bruna da Silva Bezerra
Orientador: Eliana Gasparini Xerri
Quantidade de visulizações: 336

A abertura da vida privada durante a pandemia no curso de História da UCS
A pandemia causada pela COVID-19 impactou em diversas esferas da vida, sejam elas econômicas, políticas, culturais ou sociais (UNESCO, 2020). A necessidade de manter-se seguro diante dos desafios causados pelo vírus possibilitou experimentações quanto a utilização da internet no mundo da educação, onde professores e alunos precisaram adaptar-se ao ensino à distância (PAIVA, 2020, 60). Mesmo que com a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem antes da pandemia em disciplinas presenciais e EAD, criou-se uma nova relação com a plataforma, somando-se agora às salas virtuais e a abertura das câmeras e microfones em suas casas, no trabalho, transportes públicos e demais ambientes, trocando a convivência com colegas e docentes nos ambientes acadêmicos para a exposição de sua rotina e de seu íntimo (PALAHARES E OUTROS,2020, 176). A presente pesquisa busca analisar o impacto do modelo síncrono de aprendizagem em estudantes da graduação do curso de História da Universidade de Caxias do Sul (XERRI, 2018), quanto à abertura de sua vida privada nas salas virtuais. A metodologia escolhida foi revisão bibliográfica e a História Oral (ALBERTI, 2012), realizando entrevistas com  estudantes no primeiro semestre de 2022, quando já havia retornado às aulas para o modelo presencial de ensino, contudo, ainda utilizando o Google Meet para a realização de duas das entrevistas. A pesquisa busca compreender a experiência de conciliar o ambiente doméstico com a vida acadêmica e a consequência da mesma quando as mudanças na rotina das famílias para atender a demanda dos estudantes, assim como sua percepção sobre a entrada da universidade em suas casas. Como resultados preliminares foi possivel estabelecer reflexões distintas através das entrevistas: alunos que se sentem acolhidos com as aulas presenciais; outros que se sentiram "estranhos" no ambiente presencial, pois haviam convivido muito pouco com os colegas; a sensação de invasão aos ambientes domiciliares foi partilhado pela maioria, assim como a dificuldade inicial com as aulas síncronas online; também há relatos de dificuldades de acesso às tecnologias e à rede mundial de computadores.

Palavras-chave: Ensino a Distância, Pandemia, Curso História UCS