Inovações pedagógicas e tecnológicas e suas articulações nos processos formativos: reverberações dos depoimentos dos participantes
Autor(es): Daniela Depelegrin
Orientador: Andréia Morés
Quantidade de visulizações: 310
A presente pesquisa tem o objetivo de investigar os conceitos que embasam as inovações pedagógicas e tecnológicas nos processos formativos, mapear as inovações presentes no cotidiano educacional investigado e suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem e sistematizar as reverberações advindas dos participantes da pesquisa sobre os processos formativos. Relacionada ao projeto “Inovações pedagógicas e tecnológicas e suas articulações com os espaços educacionais (InovaEdu)”, vinculado ao Observatório de Educação, a pesquisa é de vertente qualitativa. Os dados construídos , através de entrevistas com estudantes de cursos de licenciatura de uma instituição da região Sul, foram analisados, identificando-se as inovações pedagógicas e tecnológicas presentes nessa formação e as suas articulações com os espaços educacionais, relacionando os estudos teóricos com os depoimentos. A pesquisa conta com o suporte teórico de Santos e Costa (2018), Gatti (2014), Veiga (2014), Nóvoa (2019, 2021), Soares (2010), Pimenta (2020, 2021), dentre outros que surgem com o avanço da pesquisa. Os resultados alcançados até aqui mostram o movimento de ideias inovadoras na prática docente universitária, porém, ainda há predominância de modelos pedagógicos tradicionais de ensino, em que prevalece a ideia de transmissão do conhecimento. Outro aspecto observado foi que a pandemia de Covid-19 revelou a necessidade de mudanças significativas na educação e na ação docente, e, através disso, identificou-se que a apropriação do digital nos espaços educativos e a sua utilização é imprescindível, porém, precisa estar atrelada à reconfiguração das práticas pedagógicas. Levando-se em consideração que, como afirma Pimenta (2020), a Pedagogia é a ciência que tem o papel de estudar a práxis educativa, visando equipar os sujeitos, professores e professoras, para promover as condições de uma educação humanizadora, a presente pesquisa se revela um guia para o entendimento da necessidade de superar conceitos e hábitos ultrapassados, rumo à inovação.
Palavras-chave: inovações tecnológicas, inovações pedagógicas, processos formativos