EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES E DESAFIOS NA PÓS-GRADUAÇÃO
Autor(es): Deise Gabriela Cavalheiro
Orientador: Andréia Morés
Quantidade de visulizações: 300
O presente estudo teve por objetivo investigar os processos de formação vivenciados por estudantes vinculados a programas de pós-graduação Stricto Sensu de uma Universidade da região da Serra Gaúcha, em relação aos processos de ensino e aprendizagem no período da pandemia motivada pelo Coronavírus e/ou pós-pandemia. Além de compreender os impactos resultantes de tais mudanças nas atividades educacionais em seus contextos, este estudo possibilita sistematizar os processos formativos de docentes. A pesquisa de cunho qualitativo está em fase de investigação bibliográfica nas Redes Scielo e BDTD, utilizando-se os descritores: Formação de Professores, Educação Superior e Pandemia e/ou pós-Pandemia, com os quais foram mapeados os estudos publicados nas respectivas fontes de investigação. Esses estudos estão sendo selecionados e analisados, e se integrarão aos textos, lives, entrevistas e documentários que conversam com a temática em questão. O método adotado será a Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007,2020). O processo de análise permitirá que categorias emergentes sejam elaboradas conforme o avanço da investigação. O embasamento teórico terá por base os autores: Santos (2014, 2019, 2020), Gatti (2020, 2021), Nóvoa (2021), Pimenta (2021), entre outros.
Palavras-chave: Formação de Professores, Pandemia e/ou pós-Pandemia, Educação Superior