ESCOLARIZAÇÃO PRIMÁRIA NA SERRA GAÚCHA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX: A PRESENÇA DOS GRUPOS ESCOLARES

Autor(es): Karoline Sander Farinha
Orientador: José Edimar de Souza
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 Instituições escolares Vale do Sinos e Serra Gaúcha
O presente trabalho tem por objetivo fazer um estudo analítico sobre a presença dos grupos escolares na serra gaúcha nas primeiras décadas do século XX. O estudo está vinculado ao projeto de pesquisa “Instituições escolares no Vale do Rio Sinos e Serra Gaúcha: Práticas e processos de escolarização na primeira metade do Século XX”, que pretende identificar, analisar e compreender o processo de institucionalização desta forma de oferta do ensino primário nestas distintas regiões. O grupo escolar foi implementado com mais intensidade a partir da década de 1930 e o objeto principal de estudo na escrita deste trabalho é um álbum de fotografias que foi considerado como indispensável para identificarmos instituições e, mesmo que de forma indiciária, analisarmos os primeiros dados a partir das fontes documentais. Nesse sentido, a perspectiva teórica sustenta-se na história cultural e vale-se da metodologia da análise documental para desenvolvimento deste trabalho. Durante o processo de pesquisa, além da necessidade de realização de uma maior investigação historiográfica sobre este tema, identificou-se e analisou-se os processos educacionais que foram desenvolvidos pelos chefes de estado da cidade ao longo da trajetória e desenvolvimento da mesma, com foco na organização destes espaços escolares, suas trajetórias e influências para as comunidades as quais estavam inseridas. Também se analisou de que maneira os jornais, que eram o principal meio de informação da época, retratavam a educação na cidade, e como correlacionaram com a necessidade das comunidades. Além disso, identificou-se a relação entre as escolas instituídas pelos imigrantes italianos e a continuidade desse processo de escolarização, com a evidência das escolas graduadas de ensino primário que representaram, em alguns casos, um avanço e modernização do ensino desenvolvido neste lugar.

Palavras-chave: Grupos escolares, Serra Gaúcha , Educação Primária