Registros etnográficos na pesquisa em educação

Autor(es): Emily de Melo Martello , Maria de Fátima Fagherazzi Pizzoli,
Orientador: Nilda Stecanela
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Registros etnográficos na pesquisa em educação
Este trabalho insere-se no Projeto de Pesquisa "Registros etnográficos na pesquisa em educação", ancorado no projeto matriz intitulado “Futures Literacy no contexto da educação básica", coordenado pela Profa. Nilda Stecanela e fomentado pela FAPERGS e SEBRAE no âmbito do Edital ProEdu 03/2021. O objetivo é refletir sobre a importância dos registros etnográficos na educação, especialmente na formação continuada de professores da educação básica.O recorte aqui apresentado envolve um estado da arte, segundo orientações de Ferreira (2002). Com base nos periódicos publicados na Plataforma Scielo, o estudo localizou 53 trabalhos no período de 2017 a 2023. O primeiro rastreamento feito nos títulos das produções utilizou o descritor “registros etnográficos”, sendo possível localizar 47 trabalhos relacionados ao termo, direta ou indiretamente. A partir disso, foi realizada uma nova triagem, porém, usando como descritor “registros etnográficos na educação”, reduzindo o corpus de análise para cinco trabalhos. Uma última busca foi realizada com o descritor “etnografia na educação”, sendo possível localizar apenas um trabalho, pois, os demais estão inseridos nos critérios de exclusão, tais como: idioma, ano da publicação, foco em ensino superior. Os referenciais teóricos utilizados para fundamentar o objeto de pesquisa considera as contribuições de Mattos (2011) sobre o conceito de abordagem etnográfica na investigação científica e de Franco (2014), sobre os registros reflexivos no processo de formação-investigação de professores da educação básica. Os resultados parciais da pesquisa evidenciam: uma pequena quantidade de trabalhos relacionados ao contexto dos registros etnográficos relacionados à educação; um número pouco significativo de trabalhos voltados para o ensino superior; e, por fim, apenas quatro dos oito trabalhos foram selecionados, pois trouxeram uma perspectiva relacional entre registros etnográficos e educação básica. Conclui-se que o método etnográfico ainda é pouco explorado na educação e na formação de professores e poderia ser mais estimulado, pois, segundo Fonseca (1998, p.59) os registros etnográficos podem se constituir em um instrumento para “enriquecer a intervenção educativa”, de modo a promover o diálogo entre o agente e seu interlocutor.

Palavras-chave: Registros etnográficos, Educação básica, Formação-investigação