O APARELHO FORMAL DA ENUNCIAÇÃO, DE ÉMILE BENVENISTE, COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE PRODUÇÃO ESCRITA EM DISCIPLINAS EaD NO ENSINO SUPERIOR

Autor(es): Manuela Teles da Roza
Orientador: Carina Maria Melchiors Niederauer
Quantidade de visulizações: 240

O aparelho formal da enunciação, de Émile Benveniste, como fundamentação teórica para o de
O Ensino a Distância no Brasil tem se intensificado a cada ano. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (2022), o número de ingressantes no Ensino Superior teve um crescimento de 474% entre 2011 e 2021. A partir desse quadro e do aumento do número de ofertas de disciplinas nessa modalidade de ensino, esta pesquisa objetiva analisar como os conteúdos são apresentados em algumas disciplinas EaD do Curso de Licenciatura em Letras, de uma instituição de Ensino Superior, considerando especificamente a forma como a linguagem é utilizada. Propomo-nos a isso, tendo em vista que, de acordo com a Teoria Enunciativa de Émile Benveniste, aporte teórico desta investigação, cada disciplina corresponde a uma situação enunciativa diferente, isto é, requer formas distintas de interação com o aluno. Inserida no projeto A produção escrita de gêneros textuais acadêmicos em aulas remotas (Ead e híbridas) no Ensino Superior, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura, da Universidade de Caxias do Sul, metodologicamente, a pesquisa compreende quatro etapas: (1) seleção de materiais bibliográficos a respeito do ensino a distância e híbrido no Brasil e no mundo; (2) estudo e apropriação da Teoria da Enunciação de Émile Benveniste; (3) acompanhamento e análise de disciplinas EaD do Curso de Licenciatura em Letras em uma instituição de ensino superior; e, posteriormente, (4) análise e organização dos dados obtidos. Por estarmos iniciando a etapa (3) da pesquisa, ainda não há resultados a serem compartilhados. Conclui-se que este projeto, para além de inovador e relevante, objetiva discutir a aplicação dos Ensinos a Distância e Híbrido no Brasil, sua realidade, resultados e reflexos na sociedade. Como contribuições, deseja-se elencar alternativas discursivas que atendam às necessidades enunciativas das aulas EaD e promover espaços de diálogo e trocas para aprimoramento dessas modalidades de ensino, compreendendo-as como realidades permanentes e em constante evolução na educação.  Palavras-chave: Ensino a Distância. Ensino Híbrido. Ensino Superior. Teoria da Enunciação de Benveniste. Linguagem escrita.

Palavras-chave: Ensino a Distância, Teoria da Enunciação de Benveniste, Linguagem escrita