Trama Turístico-Comunicacional-Subjetiva e a Copa do Mundo FIFA 2022

Autor(es): Karen Dannenhauer
Orientador: Maria Luiza Cardinale Baptista
Quantidade de visulizações: 331

TRAMA TURÍSTICO-COMUNICACIONAL-SUBJETIVA E A COPA DO MUNDO FIFA 2022
O presente trabalho tem como objetivo geral realizar cartografia de Trama Turístico-Comunicacional Esquizoanalítica, com reflexões teóricas e reflexões sobre a composição complexa da trama. Como objetivos específicos: apresentar pressupostos da Esquizoanálise; apresentar pressupostos teóricos da trama turístico-comunicacional; discutir o inconsciente colonial-capitalístico e a dimensão maquínica; analisar a presença desses fatores na trama comunicacional midiática; e relacionar com o Turismo. Além disso, teve como pesquisa empírica: relacionar as narrativas produzidas da Copa do Mundo FIFA de 2022 veiculadas no perfil, no Instagram, da agência de viagens online Decolar.com com a produção de subjetividade, sob a perspectiva da Esquizoanálise. O referencial teórico é de abordagem transdisciplinar. Trabalha-se com a Esquizoanálise, a partir de Guattari e Rolnik (2000); com as narrativas de viagem, de Martinez (2012), e com a comunicação, de Baptista (1996). As estratégias metodológicas adotadas para a produção desta pesquisa são a Cartografia de Saberes e as Matrizes Rizomáticas, de Baptista (2014) e de Baptista e Eme (2022). As estratégias servem para o direcionamento da pesquisa e do pesquisador, para a operacionalização da investigação, com múltiplos procedimentos, em cinco trilhas investigativas. Como resultados parciais, obteve-se que as narrativas produzidas da Copa do Mundo FIFA de 2022 veiculadas no perfil, no Instagram, da agência de viagens Decolar.com são, sobretudo, reprodutoras de subjetividade, o que Guattari e Rolnik (2000) chamam de subjetividade capitalística. Como exemplo, pode-se citar uma certa caricatura do Brasil e dos brasileiros, sendo reproduzida nas narrativas vinculadas à Copa do Mundo FIFA de 2022. Trata-se de resultados que ajudam a refletir a complexidade da trama constituinte da imagem do ecossistema turístico-comunicacional-subjetivo do Brasil, especialmente relacionado a evento de tal magnitude, no cenário internacional. Trata-se de pesquisa vinculada ao Amorcomtur! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese.

Palavras-chave: Trama Turístico-Comunicional-Subjetiva, Esquizoanálise, Copa do Mundo FIFA