SABERES DA ALTA LIDERANÇA NA TOMADA DE DECISÕES ESTRATÉGICAS À LUZ DA NOÇÃO DO KNOWING-IN-PRACTICE: UM ESTUDO QUALITATIVO GENÉRICO

Autor(es): Helena Sabino Nascimento , Verena Alice Borelli, Mayara Pires Zanotto ,
Orientador: Fabiano Larentis
Quantidade de visulizações: 20

Com o uso constante das tecnologias de informação e com o processo de globalização cada vez mais presente na sociedade, as empresas voltaram sua atenção para as oportunidades e dificuldades associadas ao processo de aprendizagem, na estruturação e construção dos comportamentos organizacionais e na transferência de “boas práticas”. O objetivo desta tese é compreender como se constituem os saberes da alta liderança no processo de tomada de decisão à luz do knowing in practice. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, objetivo exploratório, cuja estratégia utilizada foi o estudo qualitativo genérico, o qual permitiu analisar com maior profundidade como os entrevistados interpretam, constituem e reconstituem suas práticas. Foram entrevistados 32 CEOS, gerentes, supervisores, coordenadores e analistas (considerados líderes indiretos) de organização de diferentes setores, os quais tiveram as entrevistas gravadas, transcritas, validadas e organizadas por meio do Nvivo12. Os resultados deste estudo apontam a aproximação entre as práticas dos tomadores de decisão com knowing in practice, evidenciando que os conhecimentos estão entrelaçados com a ação, que ocorrem de forma construída e realizados nas práticas dos trabalhos no cotidiano. Aravés da lente teórica do knowing in practice, evidencou-se que os saberes são contínuos e fluidos, são construídos e modificados cotidianamente, por meio do conhecimento formal e informal dos gestores e das interações que ocorrem com seus liderados, gestores pares, conselho administrativo e seus contatos na vida pessoal. A partir dos resultados foi desenvolvido um framework que representa os saberes dos entrevistados destacando-se a prática no centro das interações. O saber prático é mediado pelo que aconteceu no passado e o que foi aprendido com a experiência e na experiência. Deste modo, os achados denotam a importância de os estudos compreenderem como os saberes são constituídos por meio das práticas no que tange aos fazeres da alta liderança. Além disso, reforça-se a necessidade de se enfatizar abordagens que apresentem os líderes como eles são e não como deveriam ser. Esta pesquisa elucida que os estilos de liderança possibilitam ter um parâmetro do modo como os líderes tomam suas decisões, mas é por meio dos saberes que permitirão conduzir as equipes de acordo com o contexto que estão inseridos.

Palavras-chave: Knowing-in-Practice, Saberes no trabalho,Top management team